Manejo de poda encerra dia 31 em Arroio do Sal
Os documentos necessários em fotocópias são: identidade e comprovante de residência. Uma vez licenciado, o manejo da vegetação deve ser feito observando os cuidados técnicos informados na licença.
A bióloga da Prefeitura, Michele Machado Godinho, ressalta que é preciso reconhecer que a poda só pode ser feita quando for estritamente necessário, pois coloca em risco a sobrevivência do espécime podado.
“O ideal é que a poda seja feita nas épocas de frio, de maio a agosto, pois é quando a planta gasta menos energia, além disso, a poda no verão e a deposição de galhos nas vias e calçadas prejudicam o turismo e a economia local”, lembra Michele.
Todas as atividades de manejo de vegetação como poda, supressão e transplante, estão sujeitas ao licenciamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, quando na área urbana, conforme o Código do Meio Ambiente e Posturas – Lei 1033/2001.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA/DEFAP é o órgão que licencia o manejo de vegetação na área rural e de espécies imunes ao corte.