Máquinas de caça-níqueis serão doadas para projeto social em Osório
As peças das máquinas, ao invés de ficarem armazenadas para serem destruídas, serão utilizadas em trabalhos de capacitação profissional dos presos, sendo reaproveitadas e transformadas em computadores, equipamentos de informática, peças artesanais e de mobiliário.
A Prefeitura de Osório participa do projeto fornecendo transporte para o recolhimento das máquinas de caça-níqueis até o presídio. O diretor da Penitenciária Modulada de Osório, Nelson Luiz Santos Bitelo, destacou que o projeto é importante para a ressocialização do preso. “É o ponta-pé inicial para a inclusão social e digital do apenado, se apreende esses materiais ilícitos, e a sua utilização vai oportunizar o preso uma melhora no seu tratamento penal, nós realizaremos cursos de informática, curso de montagem de computador e a madeiras dessas máquinas serão transformadas em artesanato”, afirmou Bitelo.
Atualmente, a Penitenciária Modulada de Osório conta com 1.150 apenados, destes, alguns já participam de projetos como fabricação de prendedores e aula de informática, com professor voluntário.