Geral

Máquinas de caça-níqueis serão doadas para projeto social em Osório

Máquinas caça-níqueis apreendidas no litoral serão enviadas para a Penitenciária Modulada de Osório e transformadas em equipamentos de informática e peças artesanais. É isso que estabelece o Projeto Alquimia, assinado na última sexta-feira, dia 5, no Ministério Público, em Osório, com a presença de várias autoridades da própria entidade como a Procuradora Geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, representantes do judiciário, legislativo e executivo municipais, como o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior.

As peças das máquinas, ao invés de ficarem armazenadas para serem destruídas, serão utilizadas em trabalhos de capacitação profissional dos presos, sendo reaproveitadas e transformadas em computadores, equipamentos de informática, peças artesanais e de mobiliário.

A Prefeitura de Osório participa do projeto fornecendo transporte para o recolhimento das máquinas de caça-níqueis até o presídio. O diretor da Penitenciária Modulada de Osório, Nelson Luiz Santos Bitelo, destacou que o projeto é importante para a ressocialização do preso. “É o ponta-pé inicial para a inclusão social e digital do apenado, se apreende esses materiais ilícitos, e a sua utilização vai oportunizar o preso uma melhora no seu tratamento penal, nós realizaremos cursos de informática, curso de montagem de computador e a madeiras dessas máquinas serão transformadas em artesanato”, afirmou Bitelo.

Atualmente, a Penitenciária Modulada de Osório conta com 1.150 apenados, destes, alguns já participam de projetos como fabricação de prendedores e aula de informática, com professor voluntário.

Comentários

Comentários