Maquiné em situação crítica: Cheia isola 2 mil pessoas e causa estragos no município
Na madrugada desta quinta-feira (2), uma chuva intensa atingiu o município de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, causando o transbordamento do Rio Maquiné e deixando cerca de duas mil pessoas ilhadas no Distrito de Barra do Ouro.
O temporal, que começou por volta das 2h, provocou danos significativos, superando a cheia registrada em junho do ano passado, quando 80% da cidade ficou isolada.
Segundo o prefeito João Marcos Bassani, várias pontes foram destruídas, sendo a ponte Alta do Pinheiro a mais afetada, sendo levada pelas águas.
A situação é tão grave que a saída para Riozinho, pela RS-239, e para São Francisco, pela RS-484, estão comprometidas.
O prefeito busca uma solução urgente para retirar os moradores do distrito, mas enfrenta dificuldades, já que não é possível acessar a região nem de carro nem de barco.
Até o momento, 350 pessoas foram desabrigadas pela chuva em Maquiné e foram encaminhadas ao salão paroquial no centro da cidade.
O prefeito destacou que o foco dos recursos de emergência está em outras regiões do Estado, mas que é essencial encontrar uma forma de resgatar os moradores ilhados no distrito.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp