Massa de ar excepcionalmente quente: emitido alerta de grave perigo por chuva em parte do RS
Um cenário de grave perigo por chuva extrema é projetado pela MetSul Meteorologia entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul com acumulados extraordinariamente altos em alguns pontos que podem ficar entre 200 mm e 400 mm com marcas até localmente superiores em apenas dois a três dias.
O que vai provocar tanta chuva?
Uma massa de ar excepcionalmente quente vai cobrir o Rio Grande do Sul nos próximos dias com calor histórico.
A grande massa de ar afetará ainda grande parte do Centro-Sul do Brasil, o Paraguai, o Norte da Argentina e a Bolívia.
Serão sucessivas ondas de tempestades que vão afetar, assim, o Centro da Argentina com possibilidade de formação de frentes de rajadas e sistemas convectivos, capazes de gerar chuva localmente extrema e tempestades de forte a severa intensidade.
Modelos numéricos de previsão do tempo indicam que os mais elevados acumulados de chuva, extraordinariamente altos em alguns pontos, devem se dar no chamado “Litoral Oeste” do Uruguai e no Norte do país, em departamentos como Artigas, Rivera, Salto, Tacuarembó, Paysandu, Soriano e Rio Negro.
Os mesmos dados indicam que parte desta instabilidade afetaria setores mais a Oeste do Rio Grande do Sul com volumes menores que no Uruguai, mas ainda assim elevados a extremos com marcas de 100 mm a 200 mm, isoladamente superiores, numa área compreendida entre Livramento, Alegrete e Uruguaiana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp