Massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul com chance de geada nos próximos dias
Uma massa de ar frio já começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul, trazendo um expressivo declínio nas temperaturas nos próximos dias.
Segundo a MetSul Meteorologia, o resfriamento será sentido também no Sul do Brasil e em parte do estado de São Paulo, com possibilidade de geada nas regiões mais ao sul do país.
Nesta quarta-feira, uma frente fria provocou chuvas e temporais com vento e granizo em várias cidades do Rio Grande do Sul, causando estragos.
Agora, a mesma frente fria está em deslocamento por Santa Catarina e deverá alterar o clima em parte do Paraná até o final do dia.
Com a passagem do sistema frontal, o ar frio já começou a ingressar no território gaúcho, resultando em temperaturas amenas para o início de outubro.
As mínimas já foram registradas nesta manhã nas regiões Oeste e Sul do estado, onde termômetros marcaram 12,2ºC no Chuí e em Canguçu, 12,5ºC em Jaguarão e 12,9ºC em Bagé.
Enquanto isso, no Uruguai, grande parte do interior do país amanheceu com temperaturas abaixo dos 10ºC, com a menor marca registrada em Mercedes, com 6,4ºC.
Na Argentina, diversas cidades da província de Buenos Aires registraram temperaturas negativas, com -2,4ºC em Coronel Suarez e -1,5ºC em Olavarria.
Nos próximos dias, a massa de ar frio será reforçada pela presença de um centro de alta pressão atmosférica de 1.026 hPa sobre o Uruguai.
As madrugadas de quinta, sexta e sábado serão as mais geladas, com previsão de temperaturas entre 2ºC e 5ºC na Campanha e na Serra do Sudeste.
Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas ficarão entre 12ºC e 13ºC, com valores ainda mais baixos no extremo sul da cidade.
Na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra, os termômetros podem marcar de 1ºC a 3ºC, especialmente na região de Ausentes, onde há alta chance de geada.
Embora o fenômeno seja menos comum em outubro, a geada ainda pode ocorrer em pontos isolados, principalmente nas áreas de maior altitude.
Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de geada nas madrugadas de quinta e sexta-feira em regiões da Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, além do Planalto Sul Catarinense.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp