Massa de ar frio avança sobre o RS com expectativa de neve e chuva congelada
Uma nova massa de ar frio de origem polar está se deslocando com intensidade em direção ao Rio Grande do Sul, trazendo consigo a possibilidade de fenômenos invernais.
Diferentemente do último fim de semana, quando temperaturas negativas foram generalizadas, agora espera-se neve ou chuva congelada nas áreas mais altas da serra gaúcha no sábado (6) e domingo (7).
Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a previsão indica que a região poderá enfrentar precipitações invernais, como neve ou chuva congelada, devido à combinação de frio e umidade.
A incerteza sobre o tipo exato de precipitação persiste, podendo ocorrer diferentes fenômenos simultaneamente.
A expectativa é que municípios como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus, entre outros na região da Serra, sejam os mais afetados pela frente fria, que também deverá trazer umidade significativa para o Estado.
Em 2021, eventos climáticos semelhantes permitiram que moradores e visitantes de cidades como Gramado, Canela e São Francisco de Paula desfrutassem da experiência única da neve.
No entanto, a meteorologista alerta que a formação de geada em outras áreas, como na Campanha e Uruguaiana, não está relacionada à neve ou chuva congelada.
Com o céu previsto para ficar com poucas nuvens durante o fim de semana, o frio intenso permanecerá uma característica marcante da previsão meteorológica para o Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp