Massa de ar frio chega ao RS na Semana Santa

A massa de ar frio que alcançará o Rio Grande do Sul no começo da Semana Santa promete trazer queda nas temperaturas, conforme indicam os mais recentes dados dos modelos…
Massa de ar frio no RS
Foto: Frio

A massa de ar frio que alcançará o Rio Grande do Sul no começo da Semana Santa promete trazer queda nas temperaturas, conforme indicam os mais recentes dados dos modelos meteorológicos analisados pela equipe da MetSul Meteorologia.

Apesar da mudança no tempo, os meteorologistas reforçam que esta incursão de ar frio será fraca e estará dentro do padrão climático típico da meia estação no mês de abril.

A expectativa de frio intenso deve ser descartada pelos gaúchos. Segundo os especialistas, o efeito da massa de ar será mais limitado e restrito principalmente a regiões do Sul do estado, como a fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e a Campanha Gaúcha.

Nesses locais, as madrugadas da Semana Santa tendem a ser mais frias, com mínimas entre 10ºC e 13ºC, podendo cair abaixo de 10ºC em pontos isolados.

A combinação de ar seco e baixa nebulosidade favorecerá o resfriamento noturno mais acentuado nessas áreas, resultando nas temperaturas mínimas mais baixas do período.

Em contrapartida, nas demais regiões do Rio Grande do Sul, os efeitos da massa de ar frio serão bem mais discretos, principalmente nas temperaturas mínimas.

Na Metade Norte do estado, por exemplo, ainda pode haver chuva entre terça e quarta-feira, o que reforça o caráter regionalizado e limitado da influência do ar frio.

Massa de ar frio

A mudança mais perceptível será nas temperaturas máximas, que devem apresentar valores amenos e agradáveis ao longo da semana, afastando o calor típico em algumas áreas durante o outono.

Em Porto Alegre, a previsão indica tardes com máximas em torno de 23ºC na segunda e terça-feira, e entre 24ºC e 25ºC na quarta, ficando ligeiramente abaixo da média histórica de abril, que é de 26ºC.

Portanto, apesar da chegada de uma massa de ar frio, a capital não terá temperaturas significativamente baixas.

Esse ar mais frio estará ligado a um sistema de alta pressão de 1023 hPa, posicionado sobre a província de Buenos Aires, na Argentina, durante a segunda-feira, o que reforça o cenário de resfriamento leve e localizado no sul do estado gaúcho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas