Geral

Massa de ar frio no Sul e Atlântico altera padrões de chuva em todo o Brasil

Uma extensa massa de ar frio que se estende sobre o Sul e o Atlântico está influenciando os padrões de chuva em várias regiões do Brasil, promovendo mudanças notáveis nos últimos dias de janeiro, segundo a MetSul.

Viu Internet

Esse fenômeno tem deslocado o canal primário de umidade da América do Sul para o Norte, resultando em precipitações significativas, especialmente de natureza orográfica, nas regiões Sul e Sudeste do país.

A abrangência da chuva será generalizada do Centro para o Norte do Brasil, com potencial para excessos em diversos pontos das cinco regiões.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Durante o verão climático, a chuva no Brasil está associada principalmente ao calor e à umidade, e a formação de nuvens carregadas por convecção pode resultar em volumes expressivos em curtos intervalos de tempo, desafiando as projeções de modelos para dez dias.

Na Região Norte, que vive o período mais chuvoso do ano conhecido como inverno amazônico, há uma concentração significativa das chuvas.

Massagem
Livros Cristãos

Mesmo abaixo da média histórica em algumas áreas devido ao fenômeno El Niño, observa-se chuva com volumes elevados em várias partes da região, especialmente no Amazonas, Pará e Tocantins.

No Nordeste, a tendência é de chuva quase generalizada nos próximos dez dias, com destaque para a Bahia, onde há elevado risco de enchentes.

No Centro-Oeste, a precipitação será irregular, sendo mais pronunciada no Norte do Mato Grosso, Distrito Federal e Norte de Goiás.

Xis do Jô

As regiões Sudeste e Sul do Brasil também experimentarão alterações nos padrões de chuva.

Enquanto o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro terão condições semelhantes ao Centro-Oeste, o litoral e o Leste paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo enfrentarão chuvas volumosas devido à umidade vinda do mar.

Em Minas Gerais, prevê-se chuva abundante, especialmente do Centro para o Leste do estado.

Registre sua marca

São Paulo e Rio de Janeiro devem enfrentar um período de chuvas frequentes nos próximos dez dias, variando de fracas a moderadas, com risco de pancadas torrenciais, aumentando a possibilidade de alagamentos e deslizamentos.

No Sul do Brasil, a chuva será irregular, característica dessa época do ano, com maior variabilidade de volumes.

Os maiores acumulados são esperados no Leste do Paraná e Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul deve ter baixos índices de precipitação nos próximos dias.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários