Massa de ar potente trará frio extremo e chance de neve no RS, diz MetSul
Uma enorme e potente massa de ar frio começa a ingressar no Brasil nesta quinta-feira e vai derrubar a temperatura em estado do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste e o Sul do Brasil, trazendo marcas baixas até em algumas cidades da Bahia, quando o ar frio passar a atuar mais sobre o Atlântico.
Trata-se da terceira grande incursão de ar frio de trajetória continental neste ano no país.
A incursão de ar polar vai rivalizar em intensidade com a grande onda polar de maio, embora em alguns locais, como no Brasil Central, o frio não seja igual ao de maio, mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas cairão mais que no evento de frio associado ao ciclone Yakecan do quinto mês deste ano.
Várias cidades do Sul do país podem ter as suas menores mínimas até agora neste ano no final da semana, de acordo com a MetSul.
O ar frio vai ingressar com fortes rajadas de vento em um grande número de cidades, sobretudo do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, o que vai trazer sensação térmica muito baixa.
No começo da sexta-feira, nos pontos mais altos do Sul do Brasil, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até 10ºC a 15ºC abaixo de zero.
Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos, considerando a equação de sensação do National Weather Service dos Estados Unidos que é a mais atualizada e moderna.
A antiga, não mais usada há 20 anos pela Meteorologia norte-americana e ainda curiosamente utilizada no Brasil, exagera nos valores de sensação negativa com marcas fora da realidade, diz a MetSul.
Passada a frente fria, um centro de alta pressão significativo vai se instalar no Sul do Brasil entre sexta e sábado, que será o período mais gelado.
O amanhecer do sábado deve ser o mais gelado do ano até agora em vários pontos do Sul do país com mínimas abaixo de zero em centenas de cidades e que podem cair a valores de 6ºC a 8ºC abaixo de zero em algumas estações da Serra do Sudeste e dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e mesmo 8ºC ou 9ºC negativos no Planalto Sul de Santa Catarina.
A grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina começará o sábado com mínimas perto de 0ºC ou negativas.
Marcas abaixo de zero são esperadas em elevado número de localidades.
O frio persiste ainda nas madrugadas de domingo e da segunda-feira, entretanto com tendência de elevação da temperatura.
A combinação de umidade pós-frontal com o ar polar pode trazer precipitação invernal em cidades de maior altitude do Sul do Brasil.
A chance maior de chuva congelada é para pontos entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense, o que inclui São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, todas com cotas de altitude entre perto de 1000 metros e 1500 metros.
Em cotas de altitudes menores, na Serra Gaúcha, de 700 metros a 800 metros, que inclui as cidades da Gramado, Canela e Caxias do Sul, a chance de nevar é menor. Se ocorrer, será fraca e breve com maior chance de chuva congelada em alguns pontos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp