Mateus Barufi, Pirâmide da Copa
Começo a coluna de hoje, muito feliz por ter recebido um e-mail de meu amigo Mateus, nos conhecemos desde crianças, nos tempos áureos da Escola Nehyta Ramos de Osório. Há muito tempo não recebia notícias suas, já que assim como a grande maioria dos jovens osorienses, ele também precisou ganhar a vida longe de casa, da família e amigos, foi morar em Porto Alegre, pois por aqui, o crescimento profissional não se limita apenas ao talento, como todos já sabemos.
Na integra o que disse Mateus.
“Boa tarde Rogério!
Em primeiro lugar queria dizer que sempre que posso dou uma olhada na tua coluna no site, e parabéns, está sempre muito boa.
Mas, “O que esperar?”, foi das melhores. Triste, mas muito boa. Digo triste porque é verdade, estamos nessa de estudar desde os tempos do Nehyta Ramos, e faz tempo hein? Trabalhamos, buscamos a perfeição a cada dia, batalhamos pra melhorar a qualidade e reduzir custos de nossos produtos, do nosso trabalho, compensando os impostos que não param de aumentar, e por ai segue…
Paralelo a isso nós vemos um governo que torna o estado cada vez menos eficiente. Pagamos duas vezes por educação, saúde, ensino, segurança… (Que nos deveria ser ofertados pelo Estado em troca dos impostos que pagamos). Duas vezes, porque o público é precário, então corremos aos serviços privados.
E chega a ser piada o veto à lei anti-nepotismo em porto alegre, vetada por motivos óbvios aos olhos daqueles que dela se beneficiam. Chega ser deboche, um vereador que votou contra a lei dizer que não votaria contra o emprego do irmão dele, seu assessor (pelo menos ele tem coração bom, se preocupa com a familia…)
Mas fica a questão, será que vamos passar aos nossos filhos uma educação diferente da que recebemos. Vamos ensiná-los a freqüentar locais freqüentados por pessoas influentes, puxar saco de pessoas “importantes”, esquecerem princípios e correr atrás de popularidade. E não ir as escolas, universidades… Fica a dúvida, ensinamos a ser profissionais ou populares?
Boa sorte com teu trabalho e esperamos que isso possa mudar aos poucos a mentalidade das pessoas.
Um abraço,
Mateus Barufi “
Copa 2006
Para os supersticiosos, aí vai uma forcinha. Segundo a Pirâmide da Copa, o título mundial novamente ficará no Brasil. Confira abaixo essa afirmação.
A pirâmide tem seu pico em 1982, à esquerda ficam as copas anteriores, e a direita ficam as posteriores.
Nesta teoria, um mesmo país ganhará as duas copas que estiveram na mesma linha da pirâmide.
A única exceção, até hoje, é a linha formada pelos anos de 1966 e 1998, em que Inglaterra e França foram campeãs respectivamente. Porém, estas edições da copa (1966 e 1998) contém algumas semelhanças extras entre si:
Estas duas copas foram ganhas por times Europeus;
O país campeão era também o país sede da copa;
O Brasil era o favorito e estava defendendo seu titulo mundial (era o campeão das edições anteriores – 1962/1994)
Inglaterra e França não ganharam, até hoje, mais nenhuma edição da copa do mundo, ou seja, tem um título cada;
Um país que estreava em uma Copa do Mundo, surpreende e chega em terceiro lugar (Portugal em 1966 e Croácia em 1998)
Se a teoria estiver certa, O Brasil será Hexacampeão mundial em 2006.
E se a pirâmide continuar um pouco mais, teoricamente, a Alemanha seria tetracampeã em 2010 e o Uruguai Tricampeão em 2014.
Últimos resultados da Copa
Alemanha 2006: Campeão : ?
Coréia/Japão 2002: Campeão: Brasil
França 1998: Campeão: França
EUA 1994: Campeão: Brasil
Itália 1990: Campeão: Alemanha
México 1986: Campeão: Argentina
Espanha 1982: Campeão: Itália
Argentina 1978: Campeão: Argentina
Alemanha 1974: Campeão: Alemanha
México 1970: Campeão: Brasil
Inglaterra 1966:Campeão: Inglaterra
Chile 1962: Campeão: Brasil
Suécia 1958: Campeão: Brasil
Ensinamos nossos filhos a serem profissionais ou populares?