Mea culpa – Jayme José de Oliveira
Em 10/11/2.015 escrevi, contestando o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que não recomendava o exame preventivo da próstata e PSA como rotina:
“Lembremos que a possibilidade de cura do câncer da próstata depende, fundamentalmente, do tratamento precoce e a sintomatologia geralmente só aparece em estágio avançado, quando as chances de êxito diminuem de maneira assustadora”.
Hoje (02/11/2.016), Zero Hora publica um “mea culpa” do secretário:
“Faz um ano que nos posicionamos contrários a uma política do Novembro Azulque quase obrigas os homens a fazer um rastreamento para prevenção do câncer de próstata. Felizmente isso foi entendido melhor pelos profissionais da área. Vamos afirmar que o rastreamento à toda a população é contraindicado e não é uma estratégia a ser implementada na saúde pública. – Agora o mais significativo: – Durante a reunião, foi assinalado em nota conjunta, elaborada pela secretaria e pelas três entidades sobre o rastreamento do câncer de próstata, que incluirá os casos em que os exames de sangue (PSA) e que o toque retal são recomendados. A nova orientação é de que os homens a partir dos 50 anos que não tenham nenhum sintoma da doença discutam com seus médicos a necessidade de fazer os exames. Homens negros e quem tem histórico familiar da doença devem procurar o médico depois dos 45 anos, pois a incidência do câncer de próstata nesses grupos é maior.
FICA EVIDENTE QUE O SECRETÁRIO RECONHECE A NECESSIDADE DE EXAMES, SEMPRE QUE O MÉDICO OS RECOMENDE.
A pergunta que não quer calar:
“Sendo o câncer de próstata uma doença de consequência fatal, incapacitante, extremamente dolorida, causa metástases infiltrativas generalizadas (se espalha por todo o organismo) e quando instalada e disseminada de escassas possibilidades de remissão, será razoável optar por não realizar exames que nortearão seu médico para um tratamento exitoso?
Em tempo, realizo anualmente a precaução preventiva, evidentemente com a orientação do meu médico. Aliás, os laboratórios EXIGEM a requisição para efetuar os exames.
Jayme José de Oliveira
cdjaymejo@gmail.com
Cirurgião-dentista aposentado