Vida & Saúde

Meio Ambiente recolhe em torno de 11 toneladas de lixo eletrônico em Osório

A Campanha de coleta de lixo eletrônico “Dê a seu lixo eletrônico o destino correto”, iniciada em 1º de abril deste ano, encerrou na sexta-feira (14/06), com um resultado bem positivo. Neste período, a Prefeitura de Osório, através da Secretaria de meio Ambiente e Gestão Urbana recebeu aproximadamente 11 toneladas de lixo em desuso, no prédio da antiga na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O lixo foi recebido nas segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, sendo que os proprietários não tiveram custo algum. Foram levados até o local: computadores, teclados, CPUs, fornos elétricos, microondas, rádios, televisões, celulares, pilhas, baterias, aparelhos de telefones, liquidificador, vídeo game, secador de cabelo, aparelho de pressão, entre outros.

Além do recolhimento e o destino correto desses produtos que causam prejuízos ao meio ambiente, os promotores da campanha comemoram os resultados referentes à conscientização das pessoas, que sensibilizadas, levaram os equipamentos sem utilização para o depósito.

Segundo a coordenadora da campanha, Carem Cardoso Zanoni, chamou atenção o número de pilhas entregues durante a campanha.

Foi uma média de quatro mil unidades e um grande volume de computadores, teclados e televisores.

Entre o lixo entregue destacam-se:

80 monitores, 18 rádios, 60 celulares, 70 televisores, 25 teclados, 30 mouses, oito microondas, oito ventiladores, 25 CPUs, 25 impressoras, dois data-shows, quatro máquinas de escrever, três fornos elétricos, 15 carregadores, uma centrífuga, um motor de água, duas máquinas furadeiras profissionais, 70 aparelhos de DVD, 25 baterias de celular, seis aparelhos de fax, 10 interfones, 15 luminárias de emergência, oito calculadoras, 10 máquinas fotográficas, 15 nobreiks, 20 modens e cinco HDs.

O lixo será levado por uma empresa especializada neste setor. A mesma faz uma seleção e o que é re-aproveitável é utilizado, o restante tem o destino correto.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana, através do telefone (51) 3663-1947.

Comentários

Comentários