Meteorologia alerta para perigoso sistema de tempestades que deverá atingir o RS
As previsões meteorológicas indicam a chegada de tempestades severas ao Rio Grande do Sul, com início na Argentina e no Uruguai.
A instabilidade deve começar pelo Oeste da Argentina, deslocando-se rapidamente e ganhando força ao longo da terça-feira, atingindo as províncias do Centro da Argentina e, posteriormente, alcançando o Uruguai e a região do Rio da Prata.
A previsão é de temporais isolados intensos na Argentina, com possibilidade de granizo, vendavais intensos, chuvas intensas e até mesmo a ocorrência de tornados.
Na terça-feira, o sistema de tempestades avança para o Uruguai, gerando nuvens de tempestades intensas com chuvas fortes.
Posteriormente, o sistema chega ao Rio Grande do Sul, provocando fenômenos severos, especialmente no Sul gaúcho e na região da Campanha.
A baixa pressão que se forma na costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul pode gerar chuvas intensas, ventos fortes e, possivelmente, vendavais na terça-feira, atingindo diversos departamentos do Uruguai e, em seguida, o Sul gaúcho e a região da Campanha.
A instabilidade se estende na quarta-feira, afetando o Centro e o Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná.
O risco de chuva intensa e vendavais é elevado, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em poucas horas, gerando alagamentos e inundações em algumas cidades.
Na Metade Sul gaúcha, especialmente entre Bagé, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, são esperadas rajadas de vento perto ou acima de 100 km/h, causando danos significativos.
Em outras regiões do estado, o risco de vendavais é mais isolado.
É importante ressaltar que a atmosfera estará muito aquecida, aumentando o potencial de tempo severo.
Modelos numéricos indicam temperaturas em altitudes de 1500 metros significativamente altas, o que contribui para o potencial de eventos severos.
Além disso, a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera aumenta o risco de episódios localizados severos de vento, como tornados, especialmente na Argentina e no Uruguai.
O alerta abrange o período entre terça e quinta-feira, com risco de chuva forte e temporais no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Na região de Porto Alegre e região metropolitana, o risco maior de chuvas intensas e/ou temporais é esperado no final da terça-feira e ao longo da quarta-feira.
A MetSul Meteorologia ressalta que esta é uma análise de risco produzida com base em dados do domingo, podendo haver mudanças no prognóstico.
Recomenda-se ficar atento às atualizações, especialmente em períodos de verão, quando a atmosfera é mais instável e sujeita a mudanças.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp