Aviso de chuva excessiva a extrema no Sul do Brasil nesta semana. A MetSul adverte para um quadro de grande instabilidade atmosférica que vai trazer acumulados de precipitação muito altos e até altíssimos em alguns pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com prováveis transtornos, perigos e impactos para a população em diferentes cidades.

Uma área de baixa pressão deve atuar e se intensificar junto ao Leste de Santa Catarina com uma baixa pressão fechada que vai se aprofundar, o que vai gerar muita instabilidade e gerar aporte de muita umidade do mar em direção ao continente com altos acumulados de chuva.

O estado que mais deve ter chuva deve ser Santa Catarina, mas deve chover muito em parte do Rio Grande do Sul e do Paraná até quinta-feira.

O pior da chuva é projetado para a terça e a quarta-feira, uma vez que no decorrer da quinta a instabilidade deve começar a perder força e o tempo até apresentar melhora em muitas localidades.

Este é um cenário que ainda pode mudar e eventualmente o período chuvoso se prolongar assim que nossa recomendação é ficar atento às atualizações de prognóstico que serão publicadas.

No Rio Grande do Sul, especial atenção para municípios junto ao relevo da Serra na parte mais Norte do Litoral Norte gaúcho, logo na região de Torres.

O risco é alto, portanto, para municípios como Morrinhos do Sul e Itati.

As informações são da MetSul.

Comentários

Comentários