MetSul alerta para frio intenso no RS - Litoralmania ®
Geral

MetSul alerta para frio intenso no RS

AS12_TN201606061700
Reprodução Inmet

O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira o 12º dia do ano com temperatura negativa com o registro de -0,6ºC em Soledade. A MetSul Meteorologia antecipa que o frio não dará trégua nesta semana e adverte que deverá se intensificar e até muito. Ar mais seco e frio trará noites de mínimas próximas de 0ºC ou negativas na maioria das regiões com formação de geada generalizada nos próximos dias. Na segunda metade desta semana, principalmente, as mínimas vão cair mais por conta da atmosfera seca. Não afastamos marcas de 0ºC a 2ºC na área metropolitana de Porto Alegre e mínimas ao redor de 5ºC ou 6ºC abaixo de zero nos Aparados.

Atenção! Todos os dados indicam para o final da sexta-feira e próximo fim de semana a chegada de ar polar ainda mais gelado que vai trazer frio intenso para uma extensa área na parte central da América do Sul, alcançando o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O vento se somará à queda de temperatura no próximo fim de semana aqui no Rio Grande do Sul e deixará a sensação térmica significativamente baixa com valores abaixo de zero. Mesmo as tardes terão frio intenso com este novo potente pulso de ar frio vindo da Antártida. Localidades de maior altitude podem registrar “geada negra” (decorrente do vento) e os valores de sensação e temperatura oferecerão risco de vida (hipotermia) para os moradores de rua. Alguns modelos sugerem precipitação acompanhando temperatura propícia à neve entre sexta e sábado, porém somente no curto prazo é possível fazer um prognóstico do fenômeno.

Com a chegada deste poderoso pulso de ar polar no final da semana, o frio se prolonga e o começo da próxima semana seguirá com temperatura muito abaixo do normal neste que já é climatologicamente o período mais frio do ano. Dados analisados hoje pela MetSul indicam que somente na segunda quinzena do mês, após o dia 16 ou 17, o frio poderia dar trégua com a chegada de ar mais ameno ao Rio Grande do Sul que interromperia a sequência de dias com marcas negativas e/ou próximas de zero. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall)

Metsul

Comentários

Comentários