Temporais com chuva forte devem atingir diversas partes do Brasil nesta sexta-feira, segundo alerta da MetSul Meteorologia.
O fenômeno meteorológico pode vir acompanhado de ventos intensos, granizo e descargas elétricas, afetando regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A instabilidade atmosférica, impulsionada pelo avanço de um sistema frontal, deve se intensificar no decorrer do dia, com as áreas de chuva avançando gradualmente para o Leste e Nordeste.
Com isso, a previsão aponta que mais localidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais serão atingidas pelas precipitações.
No Centro-Oeste, o estado mais vulnerável é o Mato Grosso do Sul, onde há elevada possibilidade de chuva intensa e tempestades isoladas.
Já no Sudeste, tanto o interior de São Paulo quanto regiões de Minas Gerais devem enfrentar os maiores volumes de chuva. Há inclusive a chance de que as chuvas fortes cheguem à Grande São Paulo durante a tarde e à noite.
No Sul do Brasil, o Paraná apresenta o maior risco de eventos severos, sobretudo nas regiões Norte e Noroeste. Ainda que de forma pontual, outros municípios paranaenses também podem registrar temporais. Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, por outro lado, têm menor risco de tempo severo, mas a MetSul não descarta células de tempestade isoladas, especialmente na Metade Norte gaúcha.
Na Metade Sul do RS, a previsão é de tempo mais seco, com possibilidade de ausência total de precipitações em várias cidades.
Temporais com chuva forte
A situação deve mudar a partir de sábado com a chegada de uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica.
Esse sistema trará estabilidade para o Sul, mas os temporais com chuva forte devem persistir no Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para tempestades pontualmente intensas nessas áreas.
A MetSul reforça o alerta para que moradores das regiões afetadas fiquem atentos às atualizações da previsão do tempo e evitem áreas de risco durante a ocorrência de chuvas intensas, descargas elétricas ou granizo.