Variedades

Mineiros soterrados no Chile aparecem em novo vídeo

O segundo vídeo com imagens e som dos 33 mineiros soterrados em uma mina de cobre no Chile a 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto, foi divulgado hoje (9) por autoridades chilenas. No vídeo, os trabalhadores brincam e fazem piada entre si, demonstrando bom humor. Também mostram como cuidam dos ferimentos e enviam as correspondências. Há, ainda, imagens dos locais onde dormem.

As informações são da rede estatal de televisão do Chile, TVN. A maioria dos trabalhadores apareceu no vídeo sem camisa e de bermudas. A temperatura média no local é de 30 graus Celsius (ºC).

Os mineiros aproveitaram a oportunidade para saudar a família, mandar lembranças à mulher e aos filhos e pedir para que mantenham a tranquilidade e sigam em frente.

Um dos mineiros, que assumiu a função de responsável pelos primeiros socorros, demonstrou como faz para cuidar dos ferimentos dos colegas. Ele explica quais são os medicamentos que dispõe e o material que costuma usar.

Outro trabalhador, que é responsável pelas correspondências, mostrou como é feita a comunicação com os parentes e as autoridades. O mineiro explicou que os bilhetes e cartas são dobrados, colocados em pequenas vasilhas plásticas, e depositados numa espécie de canal que liga o local onde estão e o lado externo. A forma de comunicação foi batizada de “pombas”, numa alusão ao pombo correio.

O último informe, divulgado ontem (8), indicou que 268 metros foram perfurados. Faltam 432 metros para chegar à área onde estão confinados os trabalhadores. A estimativa de resgate é de três a quatro meses.

Comentários

Comentários