Variedades

Ministro da Saúde avalia que Brasil enfrenta epidemia de violência

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse hoje (19), ao assinar convênio de cooperação com o Ministério da Justiça para aplicação de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que há uma “epidemia de violência” em curso no Brasil: “São milhares de jovens, homens e negros em sua maioria, vítimas todos os anos de homicídio e violência , além das questões de acidentes de trabalho e de trânsito.”

Segundo Temporão, o fato de uma comunidade viver em situação de insegurança afeta diretamente a saúde das pessoas. O Programa Saúde da Família (PSF) será contemplado com R$ 36 milhões de reais do Pronasci ao longo dos próximos quatro anos. Para o ministro, a parceria tem “concepção arrojada”.

“A idéia é que o PSF em cerca de 3,3 mil municípios se expanda para atender às comunidades, capacitando médicos e enfermeiros a serem agentes ativos na identificação de jovens em situação de risco e de casos domésticos de violência contra a mulher, a criança e o idoso”, explicou Temporão.

Comentários

Comentários