Mistério em Imbé: dezenas de peixes aparecem mortos em lago próximo à praia
Na manhã desta quarta-feira, uma situação chamou a atenção de veranistas e moradores de Imbé.
Cerca de 150 peixes apareceram mortos boiando nas águas do lago do Braço Morto, localizado na região central da cidade, a menos de cinco quadras da praia.
Principalmente indivíduos da espécie das tainhas foram encontrados entre os peixes mortos, de acordo com a prefeitura de Imbé.
A falta de oxigenação da água do lago pode ser o motivo para a mortandade, mas a situação será investigada em parceria com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar).
Nélida Pereira, secretária-adjunta de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé, mencionou que um fato semelhante já havia sido registrado em 2023.
“Estamos monitorando a situação, mas devem ser consideradas algumas circunstâncias, como o choque térmico que os indivíduos sofrem ao entrar no canal de drenagem, a temperatura elevada da água devido ao calor atípico das últimas semanas, a estiagem enfrentada no período que ocasiona baixo volume de água e, combinada a outros fatores, diminui a oxigenação no lago.”
A secretária-adjunta acredita que a chuva registrada nesta semana e a amenização da temperatura devem normalizar a situação nos próximos dias.
Além disso, a prefeitura instalou três bombas ainda na manhã desta quarta-feira para movimentação da água, auxiliando na oxigenação do lago.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp