Modernização do serviço público é tema de debate em Osório
Na abertura do encontro, o secretário adjunto da Sarh, Leonardo Kauer, afirmou que os seminários integram uma metodologia de trabalho para constituir um conjunto de medidas para superar o modelo burocrático da administração estadual focado na modernização do serviço público. “Nosso desejo é criar um programa capaz de articular ações dispersas, com base em diretrizes comuns e transversais nas áreas de compras públicas, patrimônio do Estado e recursos humanos”, destacou.
Kauer citou, como exemplo, uma ação desenvolvida em regime de cooperação entre a Sarh, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Brigada Militar. “Um mutirão entre estas três instâncias possibilitou a nomeação de cerca de dois mil professores em quatro dias. A ação seguirá para a nomeação dos 5,5 mil professores aprovados no concurso do magistério que teve início em outubro e está sendo feito em grupos”, lembrou.
O servidor da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) José Jairo Bueno participou do seminário e destacou a importância do encontro. “Sou servidor do Estado há 20 anos e é a primeira vez que tenho oportunidade de acompanhar uma atividade voltada para a qualificação dos servidores. É um desafio para a gestão pública superar a burocracia. Isso só será possível através de um investimento na formação gradual dos servidores. Com certeza este espaço valoriza o funcionalismo, uma vez que chama os funcionários do quadro para um momento de integração e diálogo”, afirmou Bueno.
O seminário do PDI de Osório será o último de uma série de eventos que foram realizados no interior do Estado nos meses de novembro e dezembro do ano passado. Ocorreram seminários em Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.
Programa de Desenvolvimento Institucional
O PDI trabalhará com os quatro eixos: a gestão de processos, envolvendo mapeamento, desenho ou redesenho, implantação e acompanhamento; gestão de recursos humanos por competências; desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação e adequação da infraestrutura de TI do Estado; e gestão das estruturas físicas necessárias à realização dos processos, adequadas à gestão de pessoas e dos sistemas.