Colunistas

Momentos de Graça – Dom Jaime Pedro Kohl

As festividades de Natal e Ano Novo, por si só, trazem consigo um sentimento de esperança, seja pela memória do mistério celebrado — marcado pela iniciativa amorosa de Deus ao enviar Seu Filho Unigênito para a redenção da humanidade —, seja pelo simples fato de iniciarmos um novo ano cronológico, que sempre sonhamos ser melhor que o anterior.

Chamados a acolher Aquele que veio, vem e virá para renovar todas as coisas, alimentamos a esperança de um novo céu e de uma nova terra.

Ainda não concluímos o Jubileu Diocesano e, por convocação do Papa Francisco, temos a oportunidade de continuar jubilando, agora com toda a Igreja Católica, por ocasião de mais um Ano Santo. Como exorta o Papa Francisco: “Possa ser para todos um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, a ‘porta’ de salvação.” O Ano Santo é um tempo de graça que não podemos desperdiçar.

Desejosos de continuar avançando juntos no Caminho, somos todos convocados a participar deste Jubileu como peregrinos da esperança, marcando presença nos eventos diocesanos e paroquiais.

A celebração da abertura do Ano Santo, a nível diocesano, acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024, domingo, festa da Sagrada Família, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, seguindo o rito próprio proposto para a ocasião.

Para esse momento, gostaríamos de contar com a presença de todos os ministros da Palavra e da Eucaristia, assim como dos coroinhas, devidamente paramentados; os movimentos eclesiais, pastorais e grupos, com suas camisetas próprias; e as lideranças, vestindo a camisa do Jubileu da Diocese. Sairemos em procissão da Praça das Carretas e ingressaremos pela porta central da Catedral, recebendo a aspersão com a água da Pia Batismal.

Para facilitar o acesso do povo de Deus e a participação na graça jubilar, além da Catedral Nossa Senhora da Conceição, será possível alcançar a indulgência especial do Ano Santo em outros três locais: o Santuário Nossa Senhora das Lágrimas (Alto Caraá), o Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Dom Pedro de Alcântara) e o Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Capão da Canoa). Aproveitemos este tempo de graça e renovação.

Os convites ao júbilo e à alegria são muitos neste tempo que nos prepara para receber o Menino, que vem colocar Sua tenda entre nós e deseja renascer em nossos corações. Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo!

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários