Monumento que homenageia os professores é reinaugurado em SAP
“Estamos felizes por estarmos sendo atendidos quanto à recuperação do patrimônio histórico de Santo Antônio, porém, todo o esforço será em vão se não houver conscientização de todos da necessidade de preservar os mesmos”, comentou a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Santo Antônio da Patrulha, Terezinha Dirce Missel de Jesus.
O prefeito do município, Daiçon Maciel da Silva parabenizou os professores pela data e disse que a restauração daquele marco era uma forma de homenagear a todos os educadores do município. “Esse restauro mostra claramente o nosso interesse em revitalizar a Cidade Alta, preservando as suas origens. Aqui estão reunidos passado, presente e futuro. E, todo esse patrimônio precisa ser cuidado e tratado com carinho, afinal podem ser contadas muitas histórias através dessas contruções”, enfatizou Daiçon.
O PROCESSO DE RESTAURO
O restauro foi um apelo da presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Santo Antônio da Patrulha, Terezinha Dirce Missel de Jesus. Avaliando a importância histórica do monumento, o prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva, solicitou que fosse realizada a obra.
De acordo com o prefeito, Daiçon Maciel da Silva, a história do município deve sempre ser preservada. “Assim que a presidente Terezinha me fez o pedido, encaminhei-o para a secretaria de Cultura, Desporto e Turismo”, conta o prefeito. A secretária Patrícia Ferraz solicitou que a obra fosse custeada através do Fundo Municipal de Cultura, Desporto e Turismo (Fundecultur). Ela esclarece, contudo, que para qualquer valor do Fundecultur ser liberado, é necessário que os presidentes do Conselho Municipal de Desporto, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico e Conselho Municipal de Turismo assinem um documento indicando que ambos são a favor. Assim, os presidentes Elvis de Jesus Souza, Terezinha Dirce Missel de Jesus e Tilton Martins dos Santos, deram o seu aval para a contratação de uma empresa especializada e, conseqüentemente, o início das obras.
“É preciso agradecer aos presidentes e, em especial, ao diretor de Desporto, Pedro Souza da Silva. Afinal, é o departamento de esportes o principal arrecadador das verbas que mantêm o Fundecultur”, lembra a secretária de cultura. O fundo também recebe a contribuição dos departamentos de cultura e turismo.
Oficialmente o monumento foi criado em 1942. A primeira restauração aconteceu em 1989, em uma parceria entre o Museu Juca Maciel e o Rotary Club.