MTG: assunto novo, velha discussão!
Mais ou menos há um ano atrás escrevi uma matéria sobre a discussão MTG x Grupos de Tchê Music. Na época, a polêmica se dava aos estilos musicais mesclados com ritmos de outros estados, e também a vestimenta nada tradicional desses grupos.
Essa semana o assunto voltou à tona e com a mesma força daquela época, pois foi bastante abordado na imprensa do estado.
Tudo começou quando a organização do Rodeio de Osório anunciou shows de rock e forró. O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) não considerou aceitável que grupos de danças dos CTGs se apresentassem por essa razão, e entender que o Rodeio de Osório não seria um evento tradicionalista!
Dentre as muitas perguntas que ficam e comentários que se ouvem, é: porque em outros anos isso não era um problema?! Ou então até onde o Rodeio deve ser considerado um evento tradicionalista e não interativo?!
O que não nego e reconheço, é que o MTG esta certo em exigir que as tradições sejam mantidas…Todo lugar impõe regras!
Não combina alguém entrar em uma festa social sem um traje, citando um exemplo.
Esta não é uma discussão que merece um vencedor, ou definição do certo e o errado, e sim saber separar bem as coisas. Porém, infelizmente, não tem um vencedor…mas perdedores tem muitos: NÓS!