Mulheres de negócios participam de seminário em Torres
Proporcionar ao público feminino a oportunidade de atualização e reciclagem em diversas áreas, além de oferecer aprimoramento profissional, são objetivos do 1º Seminário de Negócios “Mulheres à frente de seu tempo”, a ser realizado dia 13 de julho, das 8h às 19h, no Guarita Park Hotel, em Torres.
A programação contempla palestras, rodada de cases de sucesso de empresárias, sessões de alongamento e de beleza, desfiles de moda, exposição de artista internacional e de empresas locais. O seminário é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Torres e conta com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Projeto Multissetorial. As inscrições custam R$ 80,00 para associadas da CDL e R$ 100,00 para o público em geral e podem ser feitas pelo e-mail cdl@cdltorres.com.br.
O Projeto Multissetorial, desenvolvido no Litoral Norte desde 2006, disponibiliza atendimento interno e externo a todo tipo de comércio, por meio de projetos especiais, atendimento virtual, telefônico e nas ruas do município. Conforme a assistente técnica do Sebrae Litoral e gestora do projeto nos 23 municípios do Litoral Norte, Camila Ferraz Jacques, as iniciativas buscam estimular o trabalho de empresários da região. “Nosso objetivo é estimular mais mulheres a investirem em negócios, mostrando o quanto a atividade empresarial pode contribuir para o desenvolvimento do município. A cidade atualmente não tem movimento somente na alta temporada, mas durante o ano todo, o que serve de estímulo para quem pretende abrir uma empresa”, explica.
Para Naira Borré, diretora do Guarita Park Hotel e uma das inscritas no seminário, a atividade servirá para a troca de experiências e para mostrar que as mulheres estão avançando a cada dia no que diz respeito ao empreendedorismo. “Muitas vezes, os homens ganham destaque em algum trabalho porque realizam uma única tarefa, enquanto as mulheres fazem diversas coisas paralelamente”, afirma. “Estamos mostrando hoje que, além de sermos competentes, conseguimos manter nossos valores fazendo diversas atividades ao mesmo tempo”, explica.
Conforme o secretário-executivo do CDL, Marcos Santana, o evento tem a garantia do sucesso. “Já fechamos mais de 30% das inscrições que disponibilizamos. Queremos despertar o interesse do público feminino em alavancar as suas empresas, assim como aumentar o número de empresárias que estão no mercado. Para isso, elaboramos um programa especialmente para as mulheres”, afirma.
Durante o evento, o Sebrae/RS divulgará o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007. A iniciativa foi lançada em outubro de 2004 para valorizar e estimular o empreendedorismo feminino. As inscrições estão abertas até 31 de agosto de 2007.
Podem participar do concurso proprietárias de micro e pequenas empresas formais e membros de associações ou cooperativas de pequenos negócios. Para participar, é preciso contar suas histórias como empreendedoras no formulário disponível nos pontos de atendimento do Sebrae em todo o País ou na internet, no endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.
Em março de 2008, serão divulgadas as vencedoras por região, de cada categoria, totalizando 10 mulheres (cinco de cada categoria). Será também divulgado o prêmio extra, concedido para duas mulheres, uma de cada categoria. Essas duas mulheres serão consideradas as ganhadoras nacionais.