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Multinacional de grande porte se instala em Santo Antônio da Patrulha

Sete meses após o início das negociações, finalmente agora se confirma: uma indústria automotiva de grande porte está se instalando em Santo Antônio da Patrulha.

Com matriz no Canadá e ramificações em 26 países a Magna Cosma International terá uma unidade em uma área de 20 hectares situada entre a RS-474 e a free-way.

Ao confirmar a notícia o negociador local, secretário Manoel Adam destacou que o desejo do diretor geral da empresa no Brasil, Pawel MacNicol sempre foi o de sediar o braço daquela empresa em Santo Antônio, mesmo com todo o interesse da GM em localizá-la em seu polo em Gravataí.

Com um faturamento anual de 150 milhões, a Magna Cosma International deverá empregar entre 180 a 200 pessoas, mas desde agora já vai começar a circulação de funcionários especializados, inclusive estrangeiros, que aqui trabalharão para a construção da fábrica, que deverá entrar em funcionamento até outubro de 2012. produzindo mais de 1.120 peças diárias de um novo veículo que a GM estará lançando no final do ano que vem.  Em Santo Antônio serão fabricados eixos e carroceria.

Já foram alugados vários apartamentos e um prédio para escritório da empresa em Santo Antônio, que pretende utilizar mão de obra e material preferencialmente patrulhenses.

“Atrás dela virão outras indústrias”, afirma o prefeito Daiçon Maciel da Silva. O secretário da Administração Manoel Adam, principal negociador desde novembro do ano passado quando ainda estava à frente da Secretaria da Gestão e Planejamento e Pawel MacNicol esteve pela primeira vez no município disse que a vinda da empresa será como um divisor de águas na historio de Santo Antônio.

Conheça mais a Magna:

A Magna International Inc. é o maior fabricante de autopeças do Canadá e terceira no ranking mundial com mais de 100.000 funcionários em 238 fábricas e 79 centros de engenharia em 25 países, sua sede fica em Aurora, Canadá.It is Canada's largest automobile parts manufacturer , and one of the country's largest companies.

AMagna also manufactures auto parts that are primarily supplied to GM, Ford Motor Company , and Chrysler LLC . Magna fabrica autopeças que são principalmente fornecidas para a General Motors, Ford Motor Company e Chrysler LLC. In addition to the Big 3 US automakers, Magna's major customers include Volkswagen , BMW and Toyota . Além das três grandes montadoras dos EUA, seus principais clientes são Volkswagen, BMW e Toyota. In Europe , Magna Steyr holds contracts for the assembly of the Peugeot RCZ , Aston Martin Rapide and MINI Countryman .

The company was founded in 1957 by the Austrian-born Frank Stronach as Multimatic .A empresa foi fundada em 1957 pelo austríaco, Frank Stronach como Multimatic. This company merged with Magna Electronics in 1969, and the combined company became Magna International in 1973. Esta empresa se ??fundiu com a Magna Electronics em 1969 e se tornou Magna International Inc.

A Magna vai ampliar presença na América do Sul nos próximos dois anos e elevar a até treze o número de unidades fabris que opera na região. Hoje, o grupo canadense conta com seis fábricas no Brasil e três na Argentina, posição que foi alcançada recentemente após duas aquisições e a construção de novas linhas. “Estamos prontos para mais compras, se houver oportunidade, ou para investir em um projeto a partir do zero”, afirmou no dia 18 de maio de 2011, ao Valor Econômico o principal executivo da Magna International, Don Walker.

A companhia projeta ainda faturamento de US$ 700 milhões na região em 2013. Por enquanto, as receitas da operação sul-americana correspondem a pouco mais de 1% dos negócios globais do grupo, que no ano passado registrou vendas consolidadas de US$ 24,1 bilhões. “Em 2011, devemos chegar perto de 2%”, ressaltou o vice-presidente executivo da Magna para China, sudeste da Ásia, Índia, América do Sul e África, Herbert Demel. Na semana passada, junto com os resultados do primeiro trimestre, a sistemista (fornecedora de conjuntos de peças para as montadoras) anunciou que estima vendas totais de US$ 27,1 bilhões a US$ 28,5 bilhões neste ano.

Embora exiba participação ainda tímida no negócio global, a América do Sul, com destaque para o Brasil, é tratado como prioridade pela direção da Magna. “A produção de veículos continuará crescendo nos Estados Unidos e Europa, mas ainda persiste a preocupação com crédito”, afirmou Walker. “Então, as oportunidades significativas estão em outros, como China e Brasil.” Na América do Sul, as receitas da Magna têm mais que dobrado ano a ano e a preocupação é dar conta do ritmo de crescimento, especialmente no que se refere à conquista de mão de obra qualificada e disseminação da cultura da companhia.

A consolidação no setor de autopeças é vista como oportunidade para o grupo, que tem dívida reduzida e forte caixa.

No Brasil, o grupo produz maçanetas e vidros retrovisores em Vinhedo (SP), por meio da Magna Closures, em unidade que está sendo duplicada. Por meio da Cosma, vai fabricar eixos e carroceria em Jundiaí (SP), Camaçari (BA) e Santo Antônio da Patrulha (RS), com inícios de operação previstos para agosto deste ano e 2012. Via Magna Seating, após a compra da Resil, em novembro do ano passado, fabrica bancos para automóveis em São Joaquim de Bicas (MG) e Camaçari (BA) – a divisão tem outra fábrica em Córdoba, na Argentina. No começo do ano, a Magna Seating comprou a Pabsa, no país vizinho, e incorporou mais duas unidades, uma também em Córdoba e outra em Buenos Aires.

Globalmente o foco da Magna está em consolidar a marca como uma das mais diversificadas fornecedoras de autopeças e dar suporte ao crescimento de clientes tradicionais, como Volkswagen, GM e Ford.

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