Geral

Municípios do Litoral Norte apresentam levantamento de prejuízos a parlamentares

Integrantes da Comissão de Representação Externa para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas chuvas e enchentes no Estado, coordenada pelo deputado Giovani Cherini (PDT), estiveram, na tarde desta segunda-feira (30), na cidade de Tramandai, para se reunir com prefeitos e representantes dos municípios do litoral norte atingidos pelos últimos temporais no estado.

Outra equipe da Comissão reuniu-se, também nesta tarde, com representantes do Litoral Sul, em Canguçu.

A reunião aconteceu na prefeitura da cidade com a presença do prefeito Anderson Wolffmeister; do vice-prefeito, Juarez Marques da Silva; da prefeita de Capivari do Sul, Glacy Delis da Conceição Osório; de Denise Meragali, representando o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva. Pela Comissão de Representação da AL participaram os deputados João Fischer (PP), Mano Changes (PP) e Alceu Moreira (PMDB).

Tramandai

O prefeito Anderson fez um amplo relato dos danos causados pelo temporal. “O sinistro poupou as pessoas de menor poder econômico. Foram 20 prédios públicos danificados, entre eles o quartel da BM e a Delegacia de Polícia, o Foro e o Hospital. Nove mil prédios residenciais também tiveram danos, sendo seis mil propriedades de veranistas e três mil de moradores”.

Ele informou que já distribuiu 50 mil metros de lona e cinco mil telhas, elogiando o serviço da Defesa Civil, que em 24 horas atendeu a solicitação do município. Disse ainda que entrou em contato com o Ministério da Educação e obteve a garantia do ministro Fernando Haddad de que o município receberá recursos diretos para reconstrução de escolas, especialmente o Instituto de Educação Barão de Tramandai, que foi totalmente destruído.

Ele sugeriu que os deputados estudem alguma forma de proteger as redes de energia do plantio de árvores, bem como a obrigatoriedade de que os prédios públicos sejam construídos com laje.

Capivari do Sul

A prefeita Glacy informou que naquela cidade os danos foram importantes na área rural, danificando pontes, bueiros e mais de 200 postes de energia.

“Tivemos 138 casas atingidas, cinco delas totalmente demolidas. Também recebemos telhas e lonas da defesa civil, porque em Capivari, justamente as pessoas de menores posses foram atingidas”.

Santo Antônio da Patrulha

 A chefe de gabinete do prefeito, Denise Meragali, disse que 10 escolas tiveram problemas. “Além disto, as vias rurais estão intransitáveis. Pela ação preventiva que realizamos no arroio principal do município, realizando dragagem, não tivemos uma tragédia maior”.

Providências

O deputado João Fischer informou que os parlamentares estão se dividindo para percorrer o maior número de municípios possível, e na quinta-feira (3), às 15 horas, acontece uma reunião da Comissão na AL, oportunidade em que já estará pronto o levantamento total dos problemas. “Vamos atuar no sentido de que as ações do governo sejam imediatas”.

Alceu Moreira defendeu que “emergência tem que ser atendida com emergência”. Mano Changes afirmou que é fundamental a instalação de uma Coordenadoria Regional da Defesa Civil no Litoral Norte e ações preventivas às catástrofes desta natureza.

Comentários

Comentários