Museu Caldas Júnior realiza programação sobre Homossexualidade e Homofobia em Santo Antônio
A Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior promove durante o mês de maio atividades que têm como tema homossexualidade e homofobia. A iniciativa surgiu com a intenção de valorizar o Dia Municipal de Combate a Homofobia, que acontece no dia 17 maio de cada ano, instituído pela Lei Nº 6.884, de 27 de setembro de 2013.
A programação começa com uma exposição que conta a trajetória da ONG NUANCES (Grupo Pela Livre Expressão Sexual), no dia 13 de maio, quarta-feira, às 14 horas e 30 minutos.
A ONG foi criada em 1991 com o objetivo de lutar pelos direitos civis, políticos e sociais LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis). No mesmo dia serão exibidas duas sessões do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, longa brasileiro que aborda a temática da homossexualidade numa perspectiva juvenil. A primeira sessão será logo após a abertura da exposição, às 15 horas, e a segunda acontece às 20 horas.
Na quinta feira, 14, às 20h, haverá um bate-papo, com a presença de Márnei Consul, sore o tema “HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: OPÇÃO OU ORIENTAÇÃO NO ENTENDIMENTO DOCENTE?”, trabalho defendido por ele na conclusão de sua pós graduação, e Celio Golin, fundador no grupo NUANCES.
Na ocasião também será lançado o projeto “Toda Forma de Amor”, elaborado pela Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, que consiste em um convite aberto aos fotógrafos da cidade a fazerem fotos de casais da mais ampla diversidade e enviarem ao museu até o dia 02/06. Serão selecionadas de uma a três fotos de cada fotógrafo para compor a exposição “Toda Forma de Amor”, cuja abertura será no dia 10/06.
Também será inaugurado o cantinho da leitura, onde estarão expostos livros da Editora Escândalo que publicava, até o ano passado exclusivamente, obras de temática LGBT.