Educação

Museu de Animais Marinhos é atração em Osório

Valorizar a biodiversidade marinha do Litoral Norte através de um museu que mostra as raridades escondidas na nossa costa litorânea. Inaugurado pela Prefeitura de Osório, em parceria com a Faculdade Cenecista de Osório – Facos, no último dia 10, o Museu de Animais Marinhos do Litoral Norte apresenta uma coleção composta por 755 peças que estão catalogadas com nome científico, autor e data, 80% delas são da fauna marinha local, de todo o litoral gaúcho.

A compra foi realizada pela Prefeitura de Osório, através da Secretaria Municipal de Cultura, no valor de 25 mil reais, do colecionador e tecnólogo, Leonardo Alves. Entre as peças expostas de peixes, mamíferos, moluscos e crustáceos estão raridades como ossos de baleia, arcadas dentárias de tubarões, estrelas-do-mar, náutilos e cavalos-marinhos.

A abertura ocorreu dentro da semana de inauguração do novo prédio da Facos. Na mesma ocasião, foi inaugurada a Mostra de Organismos Marinhos que ficará exposta no 3° andar do prédio da Facos, nos corredores da faculdade, onde estão localizadas as salas do curso de Biologia e laboratórios multidisciplinares. Segundo a coordenadora do curso de Biologia, Vera Andrade Machado, o museu será um complemento para o trabalho dos estudantes. “Além de auxiliar em pesquisas, o acervo será uma opção de lazer para a comunidade que encontrará estudantes de biologia como guias da exposição, auxiliando sobre o conteúdo do acervo marinho”, afirmou a coordenadora.

Para o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior e o Diretor da Facos, Adelar Hengemühle, a aquisição da coleção de organismos marinhos é muito importante como complemento para as pesquisas na área de biologia. “O objetivo do museu é contemplar não só os acadêmicos, mas também todos os estudantes, tanto da rede municipal quanto da rede estadual, é um passo extremamente importante para os acadêmicos e a comunidade em geral, ter acesso a este acervo”, ressaltou o Prefeito.

O museu está localizado no novo prédio da Facos (Av. Jorge Dariva, centro de Osório). As visitas ao museu são orientadas por estudantes do curso de Biologia da Facos, em que além da visitação, é exibido um vídeo sobre a fauna marinha. O visitante mais curioso ainda pode fazer pesquisas nos computadores disponíveis no local. A visita orientada pode ser agendada através do telefone (51)3663 1763.

Comentários

Comentários