Geral

Museu promove resgate da ferrovia entre Osório e Palmares do Sul

A Secretaria Municipal de Cultura de Osório realiza no próximo dia 28 de maio, o 1º Encontro/Visita às Dependências do Museu da Estação Férrea Urbana.

A Secretária de Cultura, Tâmara Carniel convida ferroviários e familiares a participarem do evento. O encontro ocorre a partir das 15h, em comemoração ao 1º Aniversário da construção da réplica da Estação Urbana que funcionou entre 1921 e 1960.

Quem não puder comparecer ao encontro, pode visitar e conhecer um pouco mais da história da Terra dos Bons Ventos, visitando o museu das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, na avenida Getúlio Vargas, 630, Centro de Osório.

A linha férrea, com suas locomotivas e seus trens de carga e passageiros, substituiu o trajeto entre Conceição do Arroio (passou a se chamar Osório a partir de 1934) e Palmares do Sul, até então feito por carretas.

O serviço, para a época, integrava-se aos Serviços de Transportes entre Palmares do Sul e Torres (STPT), conduzindo, a 18 quilômetros por hora, a produção aos centros consumidores ou trazendo o que faltava à Conceição do Arroio. A linha férrea possuía cinco pontos de embarque e desembarque: Porto do Marcelino, Estação Urbana, Estação Passinhos, Estação Rancho Velho e Porto do Rio Palmares.

Comentários

Comentários