Nasa alerta para possível aumento de 20 centímetros no nível do mar
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou dados preocupantes sobre o aumento do nível do mar, indicando que o mesmo pode subir até 20 centímetros até 2050 devido às mudanças climáticas.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Influenciado pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano, o nível médio do mar já aumentou 0,76 centímetro entre 2022 e 2023, um número quatro vezes maior do que no período anterior, entre 2021 e 2022.
Os dados foram analisados com base em mais de 30 anos de observações por satélite, iniciadas em 1992.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Nadya Vinogradova Shiffer, diretora da equipe de alteração do nível do mar da Nasa, alerta que a atual taxa de aceleração pode resultar em uma adição de 20 centímetros ao nível global do mar até 2050.
Essa projeção teria consequências graves, incluindo inundações mais frequentes e impactos mais severos do que os atuais.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
O El Niño, que substituiu La Niña entre 2021 e 2022, é apontado como a causa imediata desse aumento, aquecendo as temperaturas oceânicas acima da média no Pacífico equatorial.
A tecnologia desempenha um papel crucial na medição precisa do nível do mar. Altímetros de radar, por exemplo, utilizam micro-ondas para medir o tempo que o sinal leva para retornar ao satélite, além de verificar dados com outras fontes, como mareógrafos e medições satelitais do vapor de água atmosférico e do campo gravitacional da Terra.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]