Natal: o verdadeiro significado – Suely Braga
Quão sublime e maravilhoso é ver estampados nos rostinhos angelicais e ingênuos de todas as crianças e adolescentes do mundo, os lindos sorrisos de felicidades incontidas pelas satisfações de ganharem os seus famosos brinquedos e presentes de papai Noel, os brinquedos do dia de Natal!
Tradicional e alegremente, costuma-se festejar o Natal com muitas festas e muitas distribuições de presentes e brinquedos em todos os lugares do mundo. Poucas pessoas, porém, estão comprometidas ou procuram passar aos seus filhos que já entendem as coisas da vida, o verdadeiro, glorioso e maravilhoso significado deste dia. O dia do aniversário do nascimento de Jesus Cristo, o nosso salvador e redentor, o nosso irmão e o nosso mestre do amor e do perdão.
Portanto, comemora-se no Natal, não somente a vinda de papai Noel para as crianças e adolescentes, mas também, o dia do maior líder espiritual do mundo que pereceu crucificado em uma cruz para nos libertar dos pecados.
Esta época linda, dadivosa e maravilhosa de finais de anos, abrilhanta-nos com o seu imenso significado de amor e fraternidade pelos próximos, como nos ensinou o dono da festa, Jesus Cristo.
Amar, confraternizar, perdoar às ofensas e às pessoas, partilhar com os mais necessitados, abraçar aos irmãos de religiões diferentes, reunir em famílias e fazer brotar os mais lindos e puros sorrisos dos rostos das crianças sadias e de todas as enfermas, é estar celebrando com júbilo, o Natal do nosso amado e estimado menino Jesus.
É uma pena que tão esplendorosa manifestação pública de amor e comunhão com os próximos, não possa ser eternizado e fazer parte constante de nossas rotinas e atitudes humanitárias. Seria maravilhoso se pudéssemos transformar todos os dias em Natal, para mantermos Jesus sempre presente em nossas memórias e em nossos corações, confraternizando-nos sempre que possível, com os nossos irmãos menos favorecidos financeira e socialmente!
Deus disse: “Amai-vos uns aos outros!”
Algum tempo depois, mandou o seu único filho para padecer e perecer por nossos pecados. E é para celebrar o seu nascimento que comemoramos o Natal todos os anos.
Jesus é luz, é paz, é amor e acima de tudo, fonte de inspiração e de humildade. Ele quer que nós o festejemos, sim. Porém, quer mais ainda, que nós nos confraternizemos e levemos a sua luz solidária e radiante de amor à todas as pessoas necessitadas de bens espirituais e materiais no mundo inteiro.
Que Deus e nosso senhor Jesus Cristo ilumine a todos do mundo inteiro neste Natal, com as luzes da sabedoria, da concórdia, da humildade, da comunhão, da harmonia entre os povos e principalmente, do amor aos próximos sem distinção, para que todos tenhamos a oportunidade única de sermos verdadeiramente felizes, não só neste, como também, em todos os dias de nossas vidas.
Que tenhamos, todos, juntos aos nossos familiares, amigos e demais pessoas, um glorioso, saudável, próspero, harmonioso e insubstituível Natal!