Navio do “fedor inimaginável” que saiu do Litoral do RS volta ao Brasil
O navio que ficou conhecido após sair do Litoral do Rio Grande do Sul, no início do ano, por causar um “fedor inimaginável”, na Cidade do Cabo, na África do Sul, após atracar com uma carga de gado, estará de volta ao Brasil.
A embarcação, que deve chegar nos próximos dias ao porto de São Sebastião, no litoral paulista, será carregada com 15 mil cabeças de gado para exportação.
Relembre o caso:
- Em fevereiro deste ano, o navio partiu do Rio Grande do Sul com destino ao Iraque, transportando 19 mil cabeças de gado.
- Ao passar pela Cidade do Cabo, na África do Sul, o navio causou um forte odor que incomodou os moradores locais e gerou repercussão internacional.
- Imagens e relatos nas redes sociais mostravam animais em condições precárias, amontoados em currais sujos e com pouco espaço de movimento.
- Autoridades sul-africanas realizaram uma inspeção no navio e constataram a presença de grande quantidade de fezes e amônia nos compartimentos dos animais.
- O caso gerou protestos de ativistas da causa animal e levou à abertura de investigações por parte das autoridades brasileiras e sul-africanas.
O que muda agora:
- O novo embarque de gado será menor, com 15 mil cabeças, em comparação com as 19 mil transportadas anteriormente.
- A empresa responsável pelo transporte, afirma ter tomado medidas para melhorar as condições de higiene e ventilação no navio.
- As autoridades brasileiras informaram que irão acompanhar de perto o embarque e a viagem, para garantir o bem-estar dos animais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp