Navio Panamenho carregado com fertilizante encalha em canal no RS - Litoralmania ®
Ponte móvel do Guaíba
Rio Grande do SulGeral

Navio Panamenho carregado com fertilizante encalha em canal no RS

Uma nova embarcação encalhada complica o tráfego no canal de Itapuã, em Viamão, na conexão entre a Lagoa dos Patos e o Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Frigorifico Borrussia

O navio panamenho Eva Shangai, carregado com cerca de 12 mil toneladas de fertilizante, encalhou nesta sexta-feira (8), frustrando uma tentativa de passagem pelo canal.

A chuva de quinta-feira (7) elevou o nível da água para 1,12 m, suficiente para a navegação. No entanto, durante a travessia, o nível caiu novamente, causando o encalhe.

O plano inicial era liberar a embarcação ainda na sexta-feira, mas, com o nível de água recuando para 1,03 m, a operação foi suspensa.

Portela Serviços Funerários

O trânsito fluvial entre a Lagoa dos Patos e o Guaíba já vinha sendo afetado desde o final de outubro devido à baixa dos níveis de água. Além do Eva Shangai, outras seis embarcações aguardam para cruzar o canal.

Uma delas está atracada em Porto Alegre, duas estão no canal de Viamão, e outras três aguardam em Rio Grande.

Condicionantes Climáticas e Expectativas

A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul trouxe a esperança de que o nível do Guaíba subisse o suficiente para a liberação da navegação, mas, segundo Geraldo Almeida, diretor da Praticagem da Lagoa dos Patos, isso só será possível quando o nível do canal atingir ao menos 1,10 m.

As condições de navegação foram agravadas pelo acúmulo de areia, consequência da enchente de maio. A dragagem do Guaíba, conforme apontado pela Portos RS, é a medida essencial para restabelecer o tráfego na região.

Em entrevista concedida à Rádio Gaúcha, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, declarou que a contratação de empresas para executar a dragagem está sendo realizada de forma emergencial, com expectativa de início dos trabalhos até o final do mês.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários