Nível do Guaíba pode alcançar 3m15cm no final de semana

Nível do Guaíba pode atingir a marca de 3m15cm na régua da Usina do Gasômetro neste fim de semana, aproximando-se perigosamente da cota de alerta, conforme alerta divulgado nesta quarta-feira…
Nível do Guaíba
Foto: Ponte móvel do Guaíba

Nível do Guaíba pode atingir a marca de 3m15cm na régua da Usina do Gasômetro neste fim de semana, aproximando-se perigosamente da cota de alerta, conforme alerta divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Grupo de Pesquisas Hidrologia de Grande Escala (HGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A previsão leva em conta o volume expressivo de chuvas que têm atingido diversas regiões do estado, especialmente nas áreas drenadas pelos rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos, afluentes diretos do lago Guaíba.

Na manhã desta quinta-feira (19), às 7h15min, a régua da Usina do Gasômetro marcava 2m44cm, indicando um aumento progressivo no volume.

No pior cenário previsto pelos pesquisadores da UFRGS, o nível do Guaíba pode chegar a impressionantes 3m50cm, a apenas 10 centímetros da cota de inundação, que é de 3m60cm na mesma régua.

Apesar do cenário preocupante, os pesquisadores afirmam que não se espera uma cheia com a mesma gravidade da que atingiu a região em 2024.

O professor Rodrigo Paiva, que integra o HGE e também o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), destaca que foram considerados diversos modelos de previsão:

“Rodamos diferentes cenários hidrológicos. No momento, a projeção mais provável é de que o nível atinja algo em torno de 3 metros, com variações pontuais provocadas por fatores como o vento sul. Ainda assim, a situação exige atenção redobrada.”

Nível do Guaíba

O monitoramento do nível do Guaíba é feito em tempo real pela Defesa Civil Municipal e pelo Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec). Até o momento, os níveis permanecem abaixo da cota de alerta e de inundação, mas continuam em elevação.

As autoridades ressaltam que, embora o Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, não esteja sob risco iminente de alagamento, a Região das Ilhas pode registrar transbordamento caso o volume de chuva persista nos próximos dias.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins e recomenda que moradores das áreas ribeirinhas estejam atentos a possíveis comunicados de emergência.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas