Noite Cultural Açoriana valoriza a tradicional festa do Divino em Osório
A programação que atraiu um bom público apresentou atrações como apresentação do Coral dos Pequenos Cantores de Osório, presença dos festeiros, foliões, noveneiros e fiéis da Festa do Divino Espírito Santo, Adriana Sperandir cantando ao Divino Espírito Santo, esquete teatral – auto do divino da escola municipal Osvaldo Amaral; apresentação do CTG Herança Charrua, bênção e distribuição do bôdo e show do grupo vocal Crossover, de Novo Hamburgo.
O prefeito Eduardo Abrahão destacou que a cultura está efervescendo neste mês, em Osório. – Realizamos a Semana de Osório, estamos vivendo a tradição da Festa do Divino Espírito Santo e iniciamos o 33º Rodeio Crioulo Internacional. Essa noite é muito especial para valorizarmos a cultura religiosa do nosso município – disse.
Abrahão agradeceu ao casal Vilmar e Sandra que enaltece a cultura, com o Coral Pequenos Cantores, ao casal de festeiros, Vitor Hugo Ferreira e Maria Inês Ferreira, ao público que valoriza e mantém viva as raízes da cultura e a equipe da Secretaria da Cultura, que organiza os eventos.
A tradição
A Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo é um auto-religioso trazido pelos colonos açorianos, que aqui receberam sua sesmaria. Os usos e costumes se integraram à nossa gente sulriograndense, ficando no Litoral Norte, especificamente no município de Osório, fortes raízes e culto a essa religiosidade.
Anualmente é realizada a Festa do Divino Santo, onde se concentram fiéis do município e outras partes do estado e do país. Centenas de pessoas depositam fé no poder de suas bênçãos.
Ao apoiar este evento religioso, através da música, dança, poesias, teatro e outras manifestações, a Prefeitura de Osório que tem à sua frente o prefeito Abrahão e a Secretaria da Cultura, oportunizam o conhecimento histórico e cultural e mantêm vivas as manifestações culturais religiosas.