Nós somos testemunhas – Dom Jaime Pedro Kohl

Dom Jaime Pedro Kohl

Nós somos testemunhas

Quem participa das nossas liturgias neste tempo pascal deve ter percebido que continuamente aparece nas leituras bíblicas proclamadas o tema do “testemunho”. Talvez alguém já se tenha perguntado o porquê disso. Muito simples, por que a “ressurreição de Jesus” não é uma verdade científica, mas de fé.

O coração da fé cristã é o mistério da encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus, o Filho Unigênito de Deus, enviado ao mundo para salvar, redimir, justificar e reconciliar a humanidade entre si e com o Pai. Cristo nossa paz: do que estava dividido fez uma unidade. E colocou a humanidade num estado de Graça oferecido a todos.Não imposto e sim proposto. Quem acolher o Cristo, como Mestre e Senhor, fazendo-se batizar e assumindo o seguimento será salvo e terá a vida eterna.

Podemos dizer que historicamente tudo começa com a Ressurreição de Jesus. É partir dessa Boa Notícia que tudo vai ser reconstruído, anunciado, vivenciado e fixado nos escritos do Novo Testamento. E o que principalmente atesta, não é o sepulcro vazio, nem o manto sagrado, mas o fato que Ele aparece àqueles que viveram com Ele, apresentando os sinais da crucificação, chegando a comer com eles, tirando do coração deles, suas testemunhas, qualquer dúvida. Esse testemunho dos apóstolos é fundamental para a mensagem cristã.

A novidade da ressurreição vai sendo compreendida gradualmente. Pedro que em um primeiro momento resistiu a acreditar na ressurreição do Mestre será o principal protagonista no anúncio da Boa Notícia. E o faz com muita força e coragem aos seus conacionais: “Vós rejeitastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação para um assassino. Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas” (At 3, 15).

Assim, também em Lc 24, 45-47, numa outra aparição aos discípulos atesta que “Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderam as Escrituras e lhes disse: ‘Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados à todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Essa história feita de testemunho em testemunho, legado dos séculos passados chega a nós e precisa continuar no tempo e no espaço para aqueles que ainda não conhecem Jesus e sua ação salvadora. Deus quer eprecisa do nosso testemunho paraque a mensagem da ressurreição e suas consequências para a humanidade chegue até aos confins do mundo. Mais do que palavras o mundo precisa de testemunhos para conhecer, amar e seguir o Ressuscitado.

Para refletir: Consigo perceber a importância de acreditar no mistério da ressurreição de Jesus? Que reflexos isso pode ter na minha vida? Que luzes traz para o meu cotidiano e para esse tempo de pandemia, onde muitas vidas são ceifadas e,às vezes, sem condições de despedidas? Como dou testemunho da ressurreição?

Textos bíblicos: At 3, 13-19; 1Jo 2,1-5; Lc 24, 35-48; Sl 4.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários