Nova frente fria avança no RS trazendo chuva forte e temporais
Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul trazendo chuva forte e temporais.
A MetSul Meteorologia alerta que o mal tempo devm começar a atingir o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul nas próximas horas, marcando o começo de um episódio de instabilidade intensa que deve perdurar no território gaúcho até quinta-feira e que trará volumes muito altos de chuva para parte do estado e tempestades com queda de granizo e vento forte.
A imagem de satélite do final da manhã de hoje mostrava a frente começando a se organizar no Centro da Argentina.
Esta frente está associada a um centro de baixa pressão que vai dar origem entre hoje e amanhã a um ciclone extratropical a Leste da Argentina, mas que jamais vai chegar perto do Rio Grande do Sul.
A aproximação da frente fria e o ingresso de ar muito quente em altitude formaram intensas áreas de instabilidade sobre o Uruguai na manhã de hoje e que devem aumentar da tarde para a noite de hoje, fazendo com que cheguem aos limites territoriais do Rio Grande do Sul.
A instabilidade alcança o Rio Grande do Sul da tarde para a noite de hoje com chuva e temporais isolados, mas deve ganhar muita força sobre as zonas Oeste e Sul do estado na madrugada desta terça.
É o que indicam todos os modelos numéricos que projetam chuva localmente forte a intensa com altos volumes.
As demais regiões gaúchas seguem por enquanto com tempo firme nas próximas horas.
O sol segue nesta tarde com tempo aberto à noite sob a influência de uma massa de ar seco e quente com uma corrente de jato trazendo ar tropical quente.
Com isso, a tarde de hoje será muito quente com máximas de 32ºC a 35ºC na Grande Porto Alegre.
Amanhã, a frente avança sobre o Rio Grande do Sul e passa à condição de semi-estacionária no estado à medida que vai estar bloqueada por ar mais seco e quente sobre o Brasil.
Chove muito durante a terça em pontos do Oeste e da Metade Sul, podendo ocorrer temporais com granizo e vento, com a instabilidade alcançando pontos do Centro do estado até o fim do dia. O tempo, porém, não muda em todo o Rio Grande do Sul.
Em pontos do Centro e do Nordeste do estado, o tempo deve virar com aumento de nuvens e a rotação do vento para Sul com rajadas e acentuada queda da temperatura, mas sem chuva.
No Norte do estado, onde o dia terá sol, a temperatura atinge 30ºC à tarde nesta tarde enquanto na mesma hora estará fazendo 10ºC a 13ºC em cidades da Metade Sul.
Já na quarta-feira, uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, onde se aprofunda, voltando a reforçar a chuva sobre o estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte.
Na quinta-feira e sexta-feira, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico, onde se transforma em ciclone extratropical, e impulsiona uma frente fria com chuva e temporais isolados para Santa Catarina, Paraná, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Este ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil impulsionará ar frio de trajetória continental para o Sul e o Centro-Oeste do Brasil com queda acentuada da temperatura a partir de um centro de alta pressão continental no Norte da Argentina.
A sua circulação de umidade será responsável por trazer chuva forte e volumosa ainda na quinta na Metade Leste gaúcha que terá uma quinta de chuva, vento e frio.
Na sexta, o tempo vai estar melhor e o sol aparece no Rio Grande do Sul com o afastamento da instabilidade.
A previsão da MetSul Meteorologia aponta para volumes de chuva entre esta segunda e a quinta de 100 mm a 200 mm em muitas áreas do Sul e do Oeste do estado. Haverá pontos em que as precipitações devem exceder os 200 mm e não são descartadas marcas isoladas de 250 mm a 300 mm.
Isso significa que os acumulados de chuva apenas entre segunda e quinta em várias cidades do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul podem atingir valores entre a média e o dobro da média do mês inteiro.
A MetSul projeta agravamento da cheias dos rios já altos e novas cheias de rios com enchentes. Os rios que preocupam são o Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e no Sul.
No Centro, atenção maior com os rios Ibicuí e Jacuí. Há risco de extravasamento de alguns açudes.
Preocupa que esta chuva volumosa coincidirá com a Lagoa dos Patos com volume alto em Pelotas e Rio Grande pela água que desce do Norte, o que aumenta o risco de alagamentos nestas cidades, até porque se espera vento por vezes forte.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp