Nova massa de ar frio trará geada e temperatura abaixo de zero no RS, diz MetSul
A segunda massa de ar frio de maior intensidade deste outono ingressa no Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira.
Vai ser responsável por um acentuado declínio da temperatura.
A previsão é que a incursão de ar frio traga temperatura muito baixa para abril nas madrugadas.
As mínimas devem ficar perto de 0ºC em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a MetSul.
Haverá pontos com marcas negativas. O frio deve trazer ainda formação de geada e que pode chegar ao Paraná.
Como é ainda começo de outono, o frio nesta época se limita mais à noite, madrugada e o começo da manhã. Com isso, as marcas são amenas ou agradáveis durante a tarde.
É bastante frequente durante o outono que se produza o chamado “efeito cebola” em que as pessoas saem de casa mais agasalhadas cedo da manhã pelo frio e ao longo do dia vão retirando as peças de vestuário de inverno com a subida da temperatura.
A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e vai induzir instabilidade com chuva em pontos do Norte e da Metade Leste (Litoral) do território gaúcho, possivelmente também na área de Porto Alegre.
Embora o dia ainda tenha temperatura agradável, o resfriamento começará a ser percebido no fim da quarta a partir do Oeste e do Sul do estado gaúcho.
Será no final da quarta que ocorrerão as mínimas do dia à medida que o ar frio avança do Uruguai e da Argentina para o Sul do Brasil.
Há possibilidade de gear em cidades dos três estados do Sul, especialmente na madrugada da sexta-feira.
As informações são da MetSul.