Novo episódio de chuva extrema atingirá o RS e parte de SC
Um episódio de chuva extrema com volumes elevados a excepcionalmente altos de precipitação deverá ocorrer no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, nos próximos dias, segundo a MetSul.
São projetados volumes tão altos que, em algumas localidades, os acumulados podem atingir o dobro ou o triplo da média histórica de chuva de novembro inteiro nos próximos sete a dez dias.
O episódio de chuva extrema será um dos maiores deste ano no estado gaúcho, já marcado por uma série de eventos de precipitação excessiva, como o dos meses de junho (16 mortos), setembro (52 mortos) e outubro (sem vítimas).
Uma consequência do fenômeno El Niño que segue se fortalecendo e adentra o território de forte intensidade com as mais altas anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico desde o Super El Niño de 2016.
As projeções de chuva para os próximos sete a dez dias excedem – e muito – as médias de precipitação em muitas cidades gaúchas com indicativos para um grande número de municípios gaúchos de volumes de chuva entre 100% e 300% da climatologia mensal nos próximos sete a dez dias, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre, região metropolitana e Litoral Norte também deverão ter volumes elevados na soma dos vários dias com registro de precipitação.
O período de maior instabilidade nestas regiões é esperado entre este sábado (11) e a quinta-feira da semana que vem (16) com tendência de chover todos os dias neste período.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp