Colunistas

Novo motivo de intercessão comum: Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

Domingo, 13 de dezembro é o Dia da Bíblia, tradicionalmente festejando a cada ano nesta época. É através dela e da pregação sobre seus textos que a mensagem da salvação por graça mediante a fé chega até nós. É também através da Bíblia que reconhecemos o sério compromisso ético que temos para com o planeta Terra e contra tudo aquilo que o ameaça e destrói. Em Gênesis 2 somos comissionados a cuidar do “jardim”, a bela criação de Deus.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre de 7 a 18 de dezembro em Copenhagen, capital da Dinamarca, decidirá a agenda do próximo estágio da luta contra as causas das ameaçadoras mudanças climáticas. O resultado dessa conferência ainda é incerto, mas há sinais promissores que apontam para a possibilidade de um sério compromisso comum das nações do mundo. Isso também é urgente e indispensável, antes que seja demasiado tarde. Numerosos chefes de Estado, também o Presidente Lula, atenderão a Conferência nos momentos decisivos das negociações. Enquanto que as nações estarão negociando suas propostas para a elaboração de um novo acordo internacional, as igrejas do mundo todo são convocadas a interceder em favor desse entendimento e a “badalar” a mensagem de que o cuidado com o clima é também uma questão ética e espiritual.

 

Assim, acatando sugestão do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), estamos motivando todas as comunidades, paróquias e sínodos da IECLB para se somarem a essa iniciativa, usando sua criatividade e ratificando a preocupação com os fatores que têm contribuído para as mudanças climáticas. Nos últimos tempos igualmente registramos que muitas comunidades da IECLB têm experimentado resultados terríveis de desastres naturais, como chuvas excessivas, tempestades, tornados e ciclones subtropicais. Sempre têm havido desastres naturais no mundo, mas sua ocorrência tem se intensificado nos últimos tempos e há um crescente entendimento da comunidade científica de que a ação humana desempenha um grave papel nesse desenvolvimento.

 

O domingo, 13 de dezembro, marca a metade da realização da Conferência. Nesse dia, as igrejas do mundo todo estão convidadas a badalar os sinos como forma de divulgar a preocupação com as mudanças climáticas. A idéia é badalar os sinos em cada país, sempre às 15 horas do local, de maneira que uma corrente de sons e orações estará se ampliando por todo o planeta, do Pacífico Sul – onde primeiro nasce o dia e onde os efeitos das mudanças no clima já são por demais perceptíveis – até a Dinamarca.

 

Na IECLB propomos que os sinos sejam tocados 35 vezes, simbolizando as 350 partes por milhão que muitos cientistas identificaram como o limite máximo de segurança para a presença de CO2 na atmosfera. O horário definido na campanha é o das 15 horas (horário local de Copenhagen, meio-dia no Brasil). Caso não seja possível badalar os sinos ao meio-dia, que isso seja feito antes ou depois do próprio culto comunitário.

 

As comunidades da IECLB são igualmente convidadas a em seus cultos interceder em favor do planeta Terra e em favor do cuidado para com ele. Sugerimos a seguinte petição, a ser colocada na oração de intercessão nos cultos do fim de semana (11 a 13 de dezembro):

”Deus, que nos deste um planeta tão belo e o confiaste a nossos cuidados, dá que o tratemos com carinho, usufruindo de seus bens e frutos, sem, porém, lhe causar danos. Concede que as autoridades do mundo, reunidas em Copenhagen, tenham a coragem de assumir compromissos concretos e eficazes para diminuir a poluição e a contaminação da terra, da água e do ar, bem como prevenir perigosas mudanças climáticas.”

Lembramos, como sempre, mas desta vez bem em particular, que é importante que a comunidade seja informada, nos anúncios ou antes da própria oração de intercessão, do motivo da intercessão comum em toda a IECLB e que ela estará sendo orada em toda a Igreja. Também será apropriado se a pregação fizer referência à Conferência de Copenhagen, ao chamado bíblico ao cuidado para com toda a criação e à ação ecumênica aqui mencionada.

 
Na paz de Cristo,
Walter Altmann
Pastor Presidente

Comentários

Comentários