Novo vírus se espalha pelo Facebook: saiba o que fazer
Entrou na sua página do Facebook e descobriu que você e mais 19 amigos foram marcados em um vídeo?
Esse tipo de “praga” já não é novidade no Facebook, mas esse novo vírus marca várias pessoas em uma postagem que contenha um link com título ou conteúdo instigante (nesse caso é um vídeo de conteúdo erótico).
Ao clicar para saber do que se trata e ver mais detalhes, o usuário acaba abrindo espaço em seu computador para um programa que poderá publicar mensagens em seu nome e marcar seus amigos para que eles também sejam vítimas do mesmo golpe.
Nesse caso, há alguns passos a seguir para checar se o vírus infectou apenas a sua conta no Facebook ou também o seu navegador.
Verifique se há algum aplicativo malicioso autorizado a publicar em sua página, para fazer essa verificação, clique no cadeado (canto superior direito), clique em Veja mais configurações e depois selecione aplicativos no menu esquerdo.
Procure por aplicativos suspeitos, caso encontre algum que você não se lembra de ter autorizado, você de remove-lo.
Veja se o vírus afetou o seu navegador
Se você utiliza o Google Chrome: clique no canto superior direito, no botão menu, e depois escolha a opção “Configurações”. Clique na opção “extensões” e verifique se há alguma extensão suspeita. Para remover extensões, clique na imagem de uma lixeira do lado direito da extensão.
Se você utiliza o Internet Explorer: Selecione a opção ferramentas no alto do canto direito do navegador e clique em “Gerenciar Complementos”. Em seguida, na aba “barras de ferramentas e extensões” selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.
Se você utiliza o Firefox: Clique no menu principal, no alto do lado direito da página, e escolha a opção complementos. Em seguida, clique em opções e remova qualquer extensão que não lembre de ter instalado apertando o botão desativar.
Após realizar esse procedimento, reinicie o seu computador e troque sua senha no Facebook.
Mundo Conectado e Blog do Estadão