Núcleo ajuda dependentes químicos na luta contra as drogas em Imbé
O Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico (Nadequim), criado em junho deste ano pela Secretaria da Saúde de Imbé, com o objetivo de dar acolhimento e tratamento contínuo aos dependentes químicos de álcool e demais drogas e apoio às famílias envolvidas, está formando novas turmas.
Os dependentes e seus familiares podem fazer o cadastro, voluntariamente, nas segundas e sextas-feiras no Posto de Saúde 24 Horas, e nas terças e quintas-feiras no Posto de Albatroz. As sessões de terapia e o tratamento com medicamentos são feitos com acompanhamento psiquiátrico da doutora Carla Braga, e sob a coordenação da psicóloga Michele Vidal Calgaro, no Posto de Saúde de Albatroz. As sessões ocorrem todas as quartas-feiras à tarde, às 14 horas.
– O objetivo do Nadequim é de minimizar a realidade do mundo das drogas que dilacera a nossa comunidade, fomenta o crime, dissemina doenças como a Aids e mata os nossos jovens e o nosso futuro, além de sacrificar suas famílias – explica a secretária da Saúde, Nelsa Teixeira Dias. Segundo ela, a participação dos familiares é fundamental, pois eles são de longe o fator mais importante na proteção dos filhos contra o abuso de substâncias. “Os pais precisam ser uma fonte de exemplo e de informações para seus filhos”.
Atualmente, uma turma de cinco pessoas acompanham o tratamento e são orientados e confortados por profissionais através de palestras informativas, esclarecedoras e troca de experiências em grupo. “Apesar das recaídas, temos pacientes que já estão desintoxicados há meses”, afirma Michele.
– A nossa vontade é de que as pessoas nos procurem, mesmo que seja difícil, pois este é o primeiro passo para sair das drogas – finaliza a psicóloga.