Número de faltantes em consultas e exames segue preocupando em Osório - Litoralmania ®
Foto: Eliana C. Izaias
Vida & Saúde

Número de faltantes em consultas e exames segue preocupando em Osório

Número de faltantes em consultas e exames segue preocupando em Osório
Foto: Eliana C. Izaias
Um problema recorrente e contínuo tem sido fator negativo que chama a atenção da Secretaria da Saúde de Osório.
É o alto número de pessoas faltantes, ou seja, aqueles cidadãos que marcam exame e consultas, não comparecem na data e horário marcados e, sequer, comunicam ao prestador de serviço ou Unidade de Saúde, o motivo.
Essa postura não ética – quando sem justificativa – causa enorme prejuízo principalmente aos que estão esperando uma vaga para consultar ou fazer um exame.
É preciso conscientização e responsabilidade com o próximo, isso chama-se humanidade, amor à vida.  Se marcou e se deparou com imprevisto é somente comunicar.
Um dos exemplos é o número de faltantes às ecografias agendadas na Cedil. Na última semana, 95 pessoas haviam marcado exame e, 18 destas, simplesmente não compareceram para realizar a ecografia e o pior, não justificaram a falta. Uma porcentagem, que além de alta, conforme informa o setor de marcação de especialistas, é muito preocupante.
A Secretaria da Saúde até mudou o método de marcação das ecografias, objetivando reverter o quadro e nada mudou. Antes, o paciente marcava consulta ou exame nas Unidades de Saúde ou era informado pelo setor de marcações da Saúde sobre a data e o horário dos mesmos.
Com autorização do prefeito Eduardo Abrahão, foi ampliado o serviço da saúde e além das ecografias disponíveis no hospital, via SUS, a PMO/Saúde, abriu credenciamento para oferecer um maior número de exames à população.
A Cedil se credenciou e desde então, a requisição para a realização de ecografias é autorizada pela Secretaria, mas o paciente obrigatoriamente tem que se deslocar até a Cedil para fazer a marcação presencialmente, e depois deve ir no dia marcado fazer  o exame.
Mesmo com essa mudança no método de marcação, a realidade sobre os faltantes não mudou e a Cedil compartilhou com a Secretaria, a preocupação sobre o alto número de pessoas que marcam ecografia e não comparecem fazer a mesma, como ocorreu na última semana. Dos 95 que marcaram, 18 não foram realizarar a ecografia. A irresponsabilidade ou descaso seguem.
O Secretário Emerson Magni – em licença – explica que a Saúde não paga pelos faltantes, porém, a preocupação é que esses tiram o lugar  de outro paciente que poderia ter uma prioridade ou está com uma urgência e não consegue vaga na agenda, que geralmente está lotada.
“Nossa preocupação é em termos  de conscientização, as pessoas devem ligar para a prestadora de serviço – clínica ou Unidade de Saúde, não só para avisar a falta na ecografia, mas também em consultas, outros exames e todo o compromisso que esse paciente tiver agendado na estrutura da Saúde pública do município de Osório. Solicitamos que avisam a Unidade de Saúde do seu bairro ou mesmo o prestador de serviço. Uma simples ligação informando o não comparecimento no exame ou consulta, vai mudar a vida outro paciente pode utilizar essa vaga”, salientou o secretário.

Comentários

Comentários