Nuzman diz que Rio na final é reconhecimento ao Brasil
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a escolha do Rio de Janeiro entre as finalistas para receber os Jogos Olímpicos de 2016 é um reconhecimento ao esforço dos brasileiros. A cidade foi anunciada nesta quarta-feira como uma das quatro candidatas oficiais, ao lado de Madri, Chicago e Tóquio.
— Isso é um reconhecimento do movimento olímpico ao que o Rio e o Brasil fizeram, pelo esforço dos Jogos Pan-Americanos, ao povo carioca, aos membros do comitê olímpico — afirmou Nuzman, logo depois a definição das quatro cidades que continuam na disputa.
— É muito importante ver que o Comitê Olímpico Internacional colocou uma cidade de um país que nunca sediou Olimpíada nesta fase final, o que não aconteceu nas duas últimas votações — lembrou o presidente do COB.
O próximo desafio da candidatura carioca é elaborar um dossiê que deve ser entregue em fevereiro aos membros do COI. Baseados nas informações e em visitas às cidades, os dirigentes irão definir, por meio de votação, qual cidade receberá os Jogos.
— A maior obrigação que nós temos de entregar bem a candidatura, com um dossiê muito bem feito, com as garantias e projetos necessários. Faço um apelo aos órgãos públicos e privados para unir esforços em prol da candidatura — disse Nuzman.