O comer, comer no inverno – Por Cinara Zanoni
Nas baixas temperaturas, nosso organismo está sujeito a grandes alterações fisiológicas. O corpo demanda maior necessidade de energia para realizar o trabalho do dia a dia e ainda precisa sustentar sua temperatura normal – isto é, por volta dos 36º C ou 37º C. Isso também significa maior demanda de energia.
No inverno gastamos mais energia para manter a temperatura corporal, enquanto no verão liberamos o calor que está sobrando e por isso transpiramos mais, no frio nosso corpo queima calorias para manter nosso corpo aquecido.
Se não tivermos cuidado nos dias frios o aspecto psicológico do indivíduo, a falta de exercício físico regular e hábitos culturais podem ocasionar aumento de peso no inverno.
Quanto ao aspecto psicológico nos dias frios, pesquisas relatam que a baixa exposição ao sol, roupas mais largas, pouco toque corporal, diminuição da atividade física diminuem a produção de serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem estar. Consequentemente, findam por se entregar aos prazeres da gula afim de compensar a baixa serotonina, próprios da estação consumidos de modo exagerado, fazendo com que se engorde além da média.
Alguns devem estar se perguntando por que tanta vontade de comer? Justamente este o motivo. O organismo é muito sábio, ele pede para você abastecer para gerar calor.
Entretanto, algumas pessoas podem aproveitar o tecido adiposo extra e utilizar para gerar este tão desejado combustível! Qual é a mágica?
Quando pensar num belo prato de sopa evite o acompanhamento do pão e escolha alimentos pobres em carboidratos, evitando arroz, massa, aipim e batatas. Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares. Estamos falando em sopas magras com pouca gordura, pode colocar carne, frango sem pele, linguicinha calabresa para saborizar e não como ingrediente principal. Feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, milho e outros podem ser servidos como cremes desde que no preparo dos mesmos utilizemos o princípio gota de azeite. As sopas mais magras são de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga.
No inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a cultura de tomar chá com torrada ou bolacha ou um belo chocolate quente. Fica a dica de utilizar o cacau no preparo do chocolate quente. A semente do fruto do cacaueiro e principal ingrediente do chocolate, é um fruto que traz benefícios para a saúde como: melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor. Prevenir trombose, devido à presença de flavonol; Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes. Prevenir anemia, por ser rico em ferro, dentre outras.
Estudos evidenciam que a ingestão moderada de vinho tinto diminui o risco de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e demências, dentre outras. Todos esses benefícios estão relacionados aos potentes antioxidantes presentes na casca e nas sementes da uva. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens por dia. Essas quantidades, porém, pressupõem que a pessoa mantenha outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos.
Coloque canela em tudo que você conseguir ela tem ação estimulante e é termogênica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL e diminui a compulsão por carboidratos e doces. Banana amassada, polvilhada com canela, no microondas, por um minuto, fica delicioso!
O pinhão é uma delícia de inverno que devemos consumir com moderação se levarmos em consideração o valor calórico por unidade: + ou – 30 calorias. Dentro dos macronutrientes do pinhão, o que mais se destaca é o carboidrato complexo. Portanto, ele é excelente fonte de energia quando usado no pré treino.
Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Anime-se!!!! Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.
Enfim, não abuse nas quantidades, tudo pode ser ingerido desde que com prudência. A mastigação é outro ponto importante, por isso comer devagar e contemplando cada momento é essencial.
Lembre-se que o Inverno não pode ser mais uma desculpa que concebemos para comer exageradamente! Este precisa ser um momento de elaboração para as próximas estações! Por isso, mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, invista em cuidados com sua alimentação e curta a estação na sua melhor forma!
Nutricionista Cinara Zanoni
Atende nos seguintes locais:
1. Osório
Av. Getúlio Vargas, Nº 1010
Telefone: (51) 3148 0101
2. Tramandaí
Av. Emancipação, Nº 1264 Telefone: (51) 3661 3543
3. Mostardas
Rua Independência, 149 Telefone: (51) 3673-1219
Nutricionista Cinara Zanoni dá dicas de como emagrecer com saúde