O fenômeno El Niño - Por Suely Braga - Litoralmania ®
Colunistas

O fenômeno El Niño – Por Suely Braga

FOTOS-PARA-FACE-5-172x3001O homem provoca a poluição do meio ambiente, causando problemas para a destruição do Planeta Terra. A Terra é a nossa Casa e por isso devemos

nos preocupar e cuidar para que ela não se destrua.O efeito estufa que destrói a camada de ozônio aumenta o aquecimento da terra.Os Institutos de Meteorologia estão prevendo que este ano,2015, teremos o verão mais quente dos últimos tempos.

Por este motivo acontecem fenômenos meteorológicos como o EL NIÑO, que é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Sua principal caracterìstica é a capacidade de afetar o clima a nível mundial.

“O nome “EL NIÑO” foi escolhido pelo fato do fenômeno de aquecimento das águas na costa do Peru acontecer em dezembro, próximo ao Natal, e faz referêcia ao” Menino Jesus” em espanhol “ Nino Jesus”.O fenômeno já era conhecido entre os pescadores da região por causar dminuição na oferta de pescados nesse período, mas só ganhou fama mundial após entre 1997 a 1998,quando alcançou seu período de maiores efeitos.

O EL NIÑO provoca mudanças nas correntes atmosféricas que irão acarretar as precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento e queda de temperaturas também anormais. Na região das águas mais quentes na direção contrária ocorre a evaporação mais rápida da água e a formação de nuvens. Para isso o ar quente sobe ao mesmo tempo em que o ar mais frio desce na região oposta, formando o fenômeno que os meteorogistas chamam de “célula de circulação de Walker”.

O EL NIÑO é justamente a ocorrência anormal desses fenômenos ocasionados pelo superaquecimento das águas do Pacífico.

OS PRINCIPAIS IMPACTOS CAUSADOS PELO FENÔMENO NO BRASIL:

-secas na região norte aumentando a incidência de queimadas;

-precipitações abundantes na região sul principalmente nos períodos de maio a julho e aumento da temperatura na região sudeste, mas sem mudanças características nas precipitações;

-secas severas no nordeste; e tendência de chuvas acima da média e temperaturaa mais altas na região centro-oeste.

O fenômeno EL NIÑO vem sendo registrado desde 1877, tendo alcançado seu pico no período de 1997 a 1998, quando houve o maior número de catástrofes. O EL NIÑO ocorre periodicamente com variação de 1 a 10 anos entre cada ocorrência.

É urgente que as autoridades dos países realizem ações em conjunto para resolver os problemas que os gases e a poluição sejam controladas para salvarmos nosso Planeta e que cada um de nós cuidemos do meio ambiente com ações concretas em nosso cotidiano.

Suely Braga

suelybraga9@gmail.com

Comentários

Comentários