Obama anuncia pacote de estímulo econômico para os EUA
No começo desta semana, Obama apelou para que o Congresso seja rápido na aprovação das medidas. A economia norte-americana ainda sofre com os impactos da crise econômica mundial, registrando uma das taxas mais elevadas de desemprego já identificadas no país – 9,1%, cerca de 14 milhões de desempregados.
Também há queixas do mercado imobiliário de que o setor está desestimulado. Para o Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), a recuperação da economia está lenta em comparação às previsões iniciais.
Nos últimos dias, Obama intensificou visitas a várias cidades, nas áreas mais afetadas pela crise econômica internacional. Em uma das reuniões que teve, o presidente norte-americano conversou sobre desemprego e disse que há muitas estradas e pontes que necessitam de reformas e reconstrução.
A aprovação do pacote é interpretada por analistas como um teste político significativo para Obama, que no próximo ano volta a enfrentar as urnas na tentativa de conseguir um segundo mandato. As medidas do governo norte-americanos estão sendo alvo de várias críticas no Congresso, principalmente a que estabelece o aumento de impostos.