Policial

Oito abatedouros clandestinos são fechados no litoral

O balanço de uma semana da Operação Verão Legal RS da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio aponta o fechamento de oito abatedouros clandestinos no litoral gaúcho. Em sete dias de trabalho, os fiscais da Secretaria da Agricultura fiscalizaram 251 toneladas de produtos de origem animal, apreendendo 15 toneladas (6% do total), sendo 10 toneladas de peixe e 5 toneladas de carne bovina, ovina e miúdos. “O começo da operação é animador. Nossos técnicos estão atentos e determinados em coibir a ação ilegal e clandestina que possa trazer prejuízo à saúde das pessoas”, avalia o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.

O secretário afirma que os fiscais atuarão com mais força ainda no final de semana e no feriado de Natal, sempre com o apoio da Brigada Militar. “Estamos fazendo a nossa parte, fiscalizando a regularidade do controle sanitário dos produtos comercializados em todo o Estado, especialmente no litoral, que recebe um contingente de pessoas muito grande nesta época do ano”, observa Machado.

A fiscalização especial na orla gaúcha começou na sexta-feira (14) e se estende até 29 de fevereiro. Quatro equipes volantes do Departamento de Produção Animal (DPA), compostas por dois médicos veterinários, dois técnicos agrícolas e um técnico administrativo, realizam a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e de propriedades rurais. Uma equipe extra faz uma varredura em locais com histórico de irregularidades e atende emergencialmente as denúncias da população.

Balanço
As equipes têm encontrado, em média, um abatedouro clandestino por dia. Ao todo, foram fiscalizados 18 abatedouros (sendo que destes, oito foram interditados), além de 11 estabelecimentos comerciais, todos em dia. Desenvolvida também nas principais estradas do Litoral, a ação realizou 29 barreiras e vistoriou 458 veículos. De acordo com coordenador da operação, o médico veterinário Rodrigo Etges, os veterinários e técnicos analisaram 251 toneladas de carne e derivados, 1.921 dúzias de ovos e 656 animais. No total, a ação resultou em 16 infrações. Todas as vistorias são realizadas com o apoio da Brigada Militar.

Abrangência
A fiscalização se desenvolve com um maior número de equipes no Litoral, mas também está presente na Fronteira e em todo o Estado. Na terça-feira (18), os fiscais da Seapa apreenderam em Estrela uma carga de 26 toneladas de carne com osso vinda de Rondônia, sem autorização legal. A entrada da carga no Estado desrespeitou a portaria 301/2007, publicada no mesmo dia.

A secretaria também desenvolveu a Operação Rio Uruguai para fiscalizar trânsito de animais e a não comprovação de vacinação contra a febre aftosa na fronteira. Durante a primeira quinzena deste mês, foram vistoriadas 123 propriedades e aplicadas 356 multas, num total de R$ R$ 51.667,00. Cinco abatedouros clandestinos foram fechados.

Denúncias
A Secretaria da Agricultura solicita a participação da comunidade no reforço ao trabalho dos fiscais. Os técnicos do DPA podem ser contatados pelos seguintes telefones: 51 3288.7846 ou 51 3288.7800 para a sede do DPA, em Porto Alegre. No litoral Norte, os fones são 51 3665.2850 ou 51 9806.2133. No litoral Sul, os contatos devem ser com a Supervisão Regional do DPA de Pelotas, pelo 53 3227.2229 ou 53 9107.4431.

Comentários

Comentários