Colunistas

Oktoberfest

E inicia o mês de outubro na bolsa Brasileira!

Até aqui, apesar da alta de setembro quando o Ibovespa acumulou 6,58%, avançamos apenas 1,23%. É muito pouco de fato! E aí você se pergunta o porquê de um resultado tão fraco? Tenho frisado que o problema não é nosso, ou seja, esse desempenho pífio da bolsa não é reflexo de nossa boa economia! Mas a bolsa não é um termômetro da economia? Sim! Mas ela reflete também a percepção dos agentes quanto ao cenário global e sua aversão ao risco. E esse é o cerne da questão do porquê de nossa bolsa ainda não deslanchar.

Mas setembro subiu basicamente por dois fatores: ausência de indicadores ruins que trouxessem pessimismo ao mercado e a  queda do dólar. Sim a queda do dólar motivou investidores a buscar proteção em outros ativos mais rentáveis. Com isso, vimos as bolsas ao redor do globo acumularem altas consideráveis, sendo que a nossa bolsa acabou ficando inclusive um pouco aquém de outras como a bolsa americana (índice Dow Jones) que se valorizou mais de 7,5%.

Na semana que passou tivemos notícias mistas. Refletindo isso, algumas bolsas acumularam altas e outras perdas, sendo que o Ibovespa teve valorização. Mas a pergunta de 1 milhão de dólares é: e outubro vai subir ou cair? Sinceramente não sei, até porque se tivesse o poder de prever, com certeza absoluta, eu já estaria milionário. O que sei de fato, é que outubro é mês de Oktoberfest!

Pra quem não está habituado a cultura alemã, a oktoberfest nada mais é que um festival de cerveja acompanhado de uma feira de produtos e de parques de diversões a qual nasceu na Alemanha, mais especificamente em Munique. Pois bem, essa bela cidade localizada no estado da Baviera (Bayern), ao sul da Alemanha, recebe atualmente, nada mais nada menos que cerca de 6 milhões de beberrões, digo, turistas por ano. Mas por que tamanho sucesso? Porque existem os atrativos certos: muitas pessoas, pois é de fato uma festa uma festa de arromba; infra-estrutura para receber essas pessoas; e o combustível mágico, a cerveja!

Pois bem, mas eu digo que ingredientes não nos faltam para fazer do mês de outubro uma oktoberfest na nossa Bolsa. Recentemente a Petrobras realizou um processo de capitalização que, entre outras coisas, trouxe novos investidores ao mercado. Além disso, a BM&F Bovespa tem realizado investimentos na tentativa de massificar o investimento em bolsa, de torná-lo mais acessível aos mais diversos tipos de pessoas. Com isso, muitas pessoas vieram conhecer esse mercado, sejam eles pequenos, médios ou grandes investidores, sejam eles estrangeiros ou não.

Infra estrutura também não é um problema. Cada vez mais o processo de abertura de conta numa corretora tem sido facilitado; cada vez mais outras ferramentas são disponibilizadas aos clientes, que hoje podem fazer tudo do conforto de sua casa; cada vez mais empresas tem aberto seu capital, ampliando assim o leque de opções de investimento em bolsa; cada vez mais os custos de operação tem diminuído, sem a contrapartida de piora no serviço, pelo contrário, a disseminação do conhecimento tem feito os profissionais que trabalham nesse mercado buscarem mais e mais conhecimento, para assim fornecer um serviço de primeira qualidade.

E por último o combustível. Ah esse é o ponto mais importante e talvez o de maior atratividade para uma oktoberfest! Pois é, qual seria a maior atratividade de se investir em bolsa? Sem dúvida a rentabilidade. Mas essa (rentabilidade) já vem acontecendo na nossa economia, com nossas empresas batendo recordes de receitas e lucro; comprando empresas lá fora e expandindo sua produção na expectativa de um final de ano de fortes vendas. Falta só isso se refletir em suas ações.

Acredito que seja questão de tempo, a cerveja está servida! Prost!

Comentários

Comentários