Sol forte na cidade de Osório - Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

Onda de calor alcançará seu pico no retorno às aulas no RS

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul neste fim de semana se intensifica, alcançando o seu pico na segunda e na terça-feira, no retorno às aulas conforme alerta da MetSul Meteorologia.

A temperatura sobe gradativamente entre este sábado (17) e domingo (18), atingindo marcas superiores aos 40ºC em diversas regiões.

Na sexta-feira (16), o calor já foi intenso, com temperaturas próximas aos 40ºC no Oeste do estado. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram máximas de 38,0ºC em Quaraí, 36,1ºC em São Borja e Uruguaiana, e 36ºC em Santiago.

Estações automáticas particulares também apontaram valores entre 36ºC e 38ºC no Oeste e Noroeste gaúcho.

A previsão da MetSul indica que a massa de ar quente se intensifica ainda mais, elevando as temperaturas neste fim de semana.

No sábado (17), a máxima deve aumentar entre 2ºC e 3ºC em relação ao dia anterior, fazendo com que cidades do Oeste, Noroeste, Centro e Campanha registrem valores próximos aos 40ºC.

Porto Alegre pode chegar aos 34ºC, enquanto na região metropolitana, os termômetros devem oscilar entre 35ºC e 36ºC.

No domingo (18), a temperatura sobe ainda mais. Cidades do Noroeste, Oeste, Vales, Centro e Campanha devem ultrapassar os 40ºC.

O calor extremo será amplificado pelo predomínio do sol e poucas nuvens. Na segunda (19) e na terça-feira (20), o calor atinge o seu auge, coincidindo com o retorno das aulas na rede estadual de ensino.

Diante do calor severo, algumas prefeituras adotaram medidas preventivas.

Os municípios de Viamão e Pinheiro Machado decidiram postergar o início do ano letivo, considerando os riscos das temperaturas elevadas para estudantes e professores.

O calor deve começar a perder força a partir de quarta-feira (21), mas o dia ainda será abafado e quente.

Apesar da leve queda nas máximas, a sensação térmica seguirá elevada na maioria dos municípios.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários